IPCA
0,51 Nov.2019
Topo

Guia de Compras


Oito livros para entender a ditadura militar e o AI-5 no Brasil

01/11/2019 04h00

Depois da polêmica declaração do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sobre o AI-5, escolhemos oito livros para você entender melhor o que foi a ditadura militar no Brasil. Confira.

O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.

  • Amazon

    Coleção Ditadura

    Esta é a coleção completa da mais aclamada obra sobre o regime militar no Brasil. O jornalista Elio Gaspari, um dos mais influentes do país, escreve os livros fundamentais para entender a ditadura.

  • Amazon

    A ditadura militar e os golpes dentro do golpe

    O jornalista Carlos Chagas mais uma vez explora a história contada por jornais e jornalistas para destrinchar, com cores e vozes da época, não apenas o espinhoso e sombrio período entre 1964 e 1969 como também os dez delicados anos que precederam a tomada de poder pelos militares.

  • Amazon

    A revolução burguesa no Brasil

    A Revolução Burguesa no Brasil, de autoria de Florestan Fernandes, foi publicado originalmente em 1974, mas começou a ser escrito em 1966, pouco depois do golpe militar que substituiu o regime democrático por uma sangrenta ditadura. Florestan iniciou a redação da obra com o objetivo de, nas suas palavras, ?dar uma resposta intelectual à situação política que se criara com o regime instaurado em 31 de março de 1964?.

  • Amazon

    Ato e Fato

    Mais do que um documento da nossa história, encontramos nestas páginas o primeiro registro de um brasileiro que teve a coragem e sensibilidade de perceber o que de fato acontecia, quando da instalação de um Regime de Exceção que se prolongou no país por mais de vinte anos (1964-1985). As crônicas, publicadas no jornal Correio da Manhã, por Carlos Heitor Cony, a partir do dia 2 de abril de 1964, propagam um sonoro não à arbitrariedade e à violência vigentes.

  • Amazon

    Ditadura. O que Resta da Transição

    Com ensaios inéditos de pensadores como João Quartim de Moraes, Anita Prestes, Lincoln Secco, Décio Saes, Marco Aurélio Santana, entre outros, o livro lança um olhar crítico sobre as dinâmicas de poder envolvidas na experiência ditatorial desde o contexto por trás do golpe até a campanha "Diretas Já".

  • Amazon

    A Ditadura que mudou o Brasil

    Organizada e escrita pelos mais renomados pesquisadores, A ditadura que mudou o Brasil é uma coletânea de artigos que oferece novas luzes para compreender as raízes da ditadura, sua evolução e a herança que nos legou: relações sociais autoritárias, censura indiscriminada, aparato repressivo opressor, fragilidade da cidadania, aprofundamento de desigualdades e injustiças sociais.

  • Amazon

    Marcha Contra o Saber

    Este livro concede ao leitor a oportunidade de conhecer o desenrolar de uma situação vivida durante o período militar numa das mais importantes universidades do país. O trabalho de Carlos Giannazi remonta com argúcia um quebra-cabeça cujas peças estiveram em conflituoso embate.

  • Amazon

    1964 : O golpe que derrubou um presidente

    Pelas mãos de Jorge Ferreira e Ângela de Castro Gomes, é possível entender melhor esse conturbado período da história, que rendeu ao país duas décadas de repressão e tantas injustiças. Numa linguagem objetiva, sem exageros acadêmicos ou notas de rodapé excessivas, que tornem o texto menos atraente para o grande público, os autores destacam personagens e momentos que marcaram o período, relembrando falas de personalidades e trechos de jornais que noticiaram o golpe.

Guia de Compras