Vai prestar vestibular? Confira a lista de livros da Fuvest
A Fuvest é um dos principais vestibulares do país. E, claro, um dos mais concorridos também. Como todos os anos, a prova deste ano exige a leitura e o conhecimento de nove livros. Separamos estas obras para você ler, seja você vestibulando ou não.
O UOL pode receber uma parcela das vendas pelos links recomendados neste conteúdo. Preços e ofertas da loja não influenciam os critérios de escolha editorial.
-
Iracema - José de Alencar
Iracema é parte da trilogia indianista de José de Alencar, junto com O Guarani e Ubirajara. É a história de amor de Iracema, a “virgem dos lábios de mel”, com Martim. A metáfora romântica do encontro entre a civilização e a cultura autóctone.
-
Memórias póstumas de Brás Cubas - Machado de Assis
Talvez este seja o grande romance da literatura brasileira. A história do defunto autor que dedica sua obra ao verme que primeiro roeu as frias carnes de seu cadáver. Um divisor de águas das obras de Machado de Assis.
-
A relíquia - Eça de Queirós
Para este ano, a Fuvest trouxe A relíquia de Eça de Queirós, autor de O primo Basílio e O crime do padre Amaro. A obra conta as desventuras do protagonista Teodorico Raposo, construídas sob a ótica da malandragem.
-
O cortiço - Aluísio Azevedo
Neste romance, que tem dois imigrantes portugueses como protagonista, o autor, Aluísio Azevedo, retrata as péssimas condições de vida dos moradores dos cortiços cariocas no século 19.
-
Vidas secas - Graciliano Ramos
Outro grande clássico da literatura brasileira. O livro de Graciliano Ramos foi lançado em 1938 e conta a história da família de Fabiano, Sinha Vitória, os dois filhos do casal e a cachorra Baleia na fuga do sertão.
-
Minha vida de menina - Helena Morley
Este é um livro aclamado por grandes autores como Drummond e Guimarães Rosa. É o diário de uma menina muito inteligente que mostra as transformações que o Brasil passava na passagem do século 19 para o 20.
-
Claro enigma - Carlos Drummond de Andrade
Para muitos, Drummond foi o maior poeta brasileiro. Neste livro, publicado em 1951, o poeta retoma as formas clássicas e fala sobre o amor, a morte e a memória.
-
Sagarana - João Guimarães Rosa
Guimarães Rosa foi um dos grandes gênios da literatura brasileira. Sagarana traz nove contos com cenários e personagens típicos do do sertão de Minas Gerais, sempre com a linguagem inventiva do autor.
-
Mayombe - Pepetela
O angolano Pepetela escreveu Mayombe para contar como foi sua participação na guerra de libertação de Angola. O livro retrata o cotidiano dos guerrilheiros do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola) em luta contra as tropas portuguesas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.