IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

O ingrediente que não pode faltar para quem quer começar a investir certo

Gabriela Mosmann

03/05/2021 04h00

Paciência é um conceito relativamente comum. Sinceramente, nunca pensei que pudesse existir uma compreensão errônea sobre o termo, principalmente em investimentos.

Pois bem, me equivoquei.

Gosto de citar uma frase de Joel Greenblatt, investidor, autor bestseller e uma das maiores referências do mercado financeiro: "Nunca se esqueça que o mercado consegue permanecer irracional por muito mais tempo do que a sua capacidade de ser paciente".

Sobre essa frase podemos discutir muitas coisas. E não, esse não é um texto sobre ações ou a irracionalidade do mercado, mas sim sobre como começar da forma correta.

Da mesma forma que eu te digo para ser paciente, você deve entender que apenas a paciência não é sinônimo de sucesso em nenhuma área da vida.

Quando desejamos nos desenvolver e evoluir, precisamos ser sinceros com nós mesmos. Ter paciência em saber que (às vezes) as coisas demoram para acontecer, e devemos trabalhar arduamente para a realização de expectativas realistas. Isso porque a mudança é algo que deve ser realizada aos poucos, evoluindo de acordo com a nossa capacidade.

O mercado financeiro brasileiro vem crescendo muito, trazendo muitos entusiastas para a Bolsa de Valores. O problema não está nessa crescente onda de novos investidores, mas sim em como eles começam e quais as expectativas que eles criam.

Vejo muitos iniciantes querendo investir exatamente como Warren Buffett ou outros grandes investidores, esperando os mesmos resultados. Vocês estão corretos, essa é a forma do sucesso para o longo prazo, porém não é porque temos exemplos como Buffett, que você deve iniciar fazendo o que um especialista faz.

Você não deve começar algo, sendo iniciante, agindo como um especialista. Isso porque, aos olhos de um iniciante, as decisões e ações do especialista podem ser vistas de forma equivocada.

Leve isso para um outro exemplo. Você quer correr rápido, muito rápido. Por mais que você saiba qual é o treino do Usain Bolt, você não conseguirá chegar perto dos mesmos resultados. O que um especialista faz hoje não é o que um iniciante necessita.

Quase tudo na vida requer tempo e desenvolvimento. Investimentos também.

Em relação ao mercado financeiro, se você começar sem conhecimento, não adianta ser paciente. Você não terá as bases para suportar toda a irracionalidade do mercado pelo tempo necessário.

Paciência. Não para aguentar as oscilações do mercado, mas para saber que você precisa de tempo, que pode variar em termos de velocidade, mas precisa existir. Entenda que, como um investidor iniciante, você precisa agir como tal e ter expectativas alinhadas a isso.

Não digo que você não pode se inspirar em alguém que já atingiu o que você almeja, mas é necessário identificar quais as verdadeiras características que levaram essas pessoas até lá.

Voltamos ao Warren Buffett. O que tornou ele um dos homens mais ricos do mundo não foi (apenas) a paciência. Não era sobre ter paciência vendo os mercados e simplesmente esperando, mas sim a paciência gerada pela humildade de saber que ele não sabe tudo e de entender que seria necessário esperar até que ele tivesse total compreensão de algo para tomar uma decisão. A paciência dele surgiu da humildade.

Paciência não é sentar e esperar, mas saber o tempo necessário para você alcançar seus objetivos de forma realista. Trabalhando arduamente para isso.

Muitos novos investidores se "jogam" no mercado querendo seguir seus mestres.

Você não consegue mudar hábitos, comportamentos e ideias da noite para o dia, por mais que você saiba que essa mudança é necessária.

Não é à toa que os maiores investidores do mundo possuem cabelos brancos, pois eles foram aprendendo e reaprendendo ao longo de muitos anos.

Investir é um processo eterno. Apenas seguindo um passo de cada vez que você conseguirá trilhar o caminho do sucesso.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.