IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Quase 70 empresas desistiram de entrar na Bolsa neste ano; a maré mudou?

Gabriela Mosmann

08/11/2021 04h00

Nos últimos anos observamos uma mudança de 180 graus em praticamente todos os aspectos das nossas vidas. Muito devido à pandemia, mas também ao momento pós-crise econômica. De forma simplificada, em aproximadamente cinco anos vivemos topos e vales no mercado, ciclos econômicos que levariam décadas em poucos meses.

Podemos dizer que os anos entre 2011 a 2015 não foram os melhores para a Bolsa de Valores brasileira. Todavia, muitas empresas conseguiram se desenvolver e crescer mesmo com tantas dificuldades. Empresas listadas que aumentaram suas cotações nesse período, como é o caso das Lojas Renner (LREN3), e outras privadas, sem capital aberto, também seguiram nessa linha.

Muitas empresas de capital fechado evoluíram nesse período, mas optaram por se manterem privadas. Acontece que, em momentos em que a Bolsa de Valores não apresenta retornos positivos por um longo tempo, em conjunto com a situação econômica incerta do país, não é o momento mais atrativo para um IPO.

Leia abaixo o artigo completo.

Um IPO (abertura de empresa na Bolsa) é feito com o intuito de captar recursos em troca de ações da companhia. A companhia vai querer captar o máximo em troca da menor quantidade possível de ações, isso é lógico. Afinal, qualquer pessoa prefere pagar menos por algo ou vender algo pelo maior preço. No momento do IPO as negociações vão estar submetidas à oferta e demanda, ou seja, não basta a empresa querer vender; precisamos de investidores querendo pagar.

Em um mercado em baixa, com a economia deteriorada, é natural que essa demanda por ativos seja menor ou que os investidores estejam dispostos a pagar um preço muito menor. Por outro lado, quando estamos vivendo um momento de crescimento, por expectativas positivas para o futuro, a tendência de a empresa fazer melhores negócios com seus IPOs aumenta.

Em 2019, tivemos um crescimento absurdo nas quantidades de IPOs, corroborado pelo cenário otimista da economia. Em 2020 com o início da pandemia, observamos uma diminuição, mas que voltou com força total na segunda metade do ano.

Mas, se mesmo com toda a incerteza da pandemia, os IPOs não diminuíram, por que então agora? O coronavírus trouxe, sim, muitas incertezas e impactou os mercados do mundo todo, porém aos olhos de muitos o medo inicial logo sumiu, e as conversas eram apenas de quando voltaríamos ao novo normal.

Atualmente estamos em uma situação semelhante, mas também diferente. Ainda vivemos essas incertezas sobre a pandemia, porém o maior medo é político e fiscal. A inflação pressionando, taxas de juros elevados, um risco fiscal latente e um cenário político duvidoso trabalham em conjunto para frear o mercado, ou até mesmo colocá-lo em marcha à ré.

Aproximadamente 70 IPOs já foram cancelados neste ano, sem perspectivas de retomadas. Será que vamos viver novamente o que aconteceu entre os anos 2011 a 2015? Acredito que não, mas esse é, sim, um sinal de que mudanças nas diretrizes econômicas são necessárias.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL