IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A economia do mundo está de cabeça para baixo, e ninguém escapa sozinho

A inflação está pressionando o mundo todo, e o cenário externo reflete muito na situação econômica brasileira - Getty Images
A inflação está pressionando o mundo todo, e o cenário externo reflete muito na situação econômica brasileira Imagem: Getty Images
Gabriela Mosmann

20/06/2022 04h00

A realidade econômica brasileira já é bem conhecida pelos seus altos e baixos. Inflação alta, recessão seguida de "boom" de commodities, polarização política, dentre várias outras características semelhantes de países emergentes.

Nos últimos meses estamos vivendo algo quase rotineiro, um ciclo de aumento de juros. O que difere agora é que saímos na frente do resto do mundo e estamos colhendo antecipadamente benefícios disso. A inflação está pressionando o mundo todo, porém muitos países de primeiro mundo, por não estarem acostumados à situação, também não tiveram o dinamismo da atuação necessário para combatê-la.

Infelizmente, não só da política interna vivemos, mas o cenário externo reflete muito na nossa situação econômica. As expectativas são de que a nossa taxa interna de juros continue aumentando, isso em vista da inflação global descontrolada.

Caso você não esteja convicto ainda sobre a situação internacional, destacamos o caso norte-americano que viu sua inflação ter o maior salto anual desde 1981. A inflação acumulada nos EUA foi de 8,6%, um valor "tranquilo" aos olhos do brasileiro, mas assustador para um país acostumado com outra realidade.

Independente da perspectiva que olhamos para os níveis de aumento de preços, sempre temos um efeito dominó. O mercado mundial, ao ver o maior número de inflação dos EUA nos últimos quatro anos, reagiu negativamente. A maioria das empresas americanas passou dias no vermelho, e o Ibovespa que já estava em uma sequência de quedas, não mudou de situação. Todo esse conjunto de fatores não auxilia pensamentos otimistas e cria muitas suposições sobre próximos dias difíceis.

O mundo está enfrentando um desafio novo, onde mesmo os mais preparados acabam sendo impactados pelo conjunto. A verdade é que dificilmente alguém consegue se isolar da situação e se "salvar" sozinho, vivemos em um mundo interligado, no qual apenas jogando juntos podemos prosperar como um todo.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.