IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Um bom planejamento é essencial para enriquecer e realizar sonhos

Saiba a importância de ter um bom planejamento financeiro para cuidar do seu dinheiro - Getty Images/iStockphoto
Saiba a importância de ter um bom planejamento financeiro para cuidar do seu dinheiro Imagem: Getty Images/iStockphoto
Gabriela Mosmann

18/07/2022 04h00

Construir um patrimônio sólido e garantir a sua segurança são alguns dos principais objetivos da maior parte das pessoas ao longo das suas vidas. Afinal, todo mundo deseja acumular riqueza. No entanto, essa não é a única coisa que todos querem ou precisam.

Qualquer um sonha em ver seus filhos educados e com saúde. Todo mundo deseja envelhecer com felicidade e, para isso, quer se proteger contra uma variedade de riscos para que possa ter uma vida pacífica e estável. Sabemos que os infortúnios são parte integrante da vida e precisamos nos proteger contra qualquer catástrofe grave. Mas isso demanda um bom planejamento financeiro e patrimonial.

Planejamento financeiro não é apenas uma expressão popular para "cuidar do dinheiro". Para a execução dele, existe muito trabalho de forma a otimizar o bem-estar de um indivíduo ou família. Poucas pessoas definem riqueza apenas pelas lentes das finanças. Embora inúmeras pesquisas continuem revelando uma conexão entre riqueza pessoal e bem-estar, dezenas de fatores fora dos investimentos podem afetar seus objetivos.

A definição de riqueza é altamente individual.

O planejamento é sobre ter um plano. Você quer um plano para construir sua riqueza. Você quer um plano que possa protegê-lo de uma variedade de riscos que cercam nossas vidas. Você quer um plano para financiar a educação universitária de seus filhos. Você também quer um plano para fornecer recursos suficientes para sua aposentadoria.

Planejamento patrimonial vai muito além das questões financeiras. Ele é uma estratégia de gestão de recursos composta por uma série de boas práticas, que têm por objetivo a manutenção do patrimônio do investidor por um longo período de tempo. Muitas vezes, ao longo de diferentes gerações da mesma família.

A vida não segue um padrão linear de fatos, bem como cada um de nós possui planos, sonhos e objetivos distintos. Não existe garantia sobre o futuro, muito menos forma de eliminar riscos. Diante de um universo de tantas incertezas, o melhor que podemos fazer é nos preparar para os cenários mais prováveis para proteger o que valorizamos. Claro, começando o quanto antes.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.