PUBLICIDADE
IPCA
-0,68 Jul.2022
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Um bom planejamento é essencial para enriquecer e realizar sonhos

Saiba a importância de ter um bom planejamento financeiro para cuidar do seu dinheiro - Getty Images/iStockphoto
Saiba a importância de ter um bom planejamento financeiro para cuidar do seu dinheiro Imagem: Getty Images/iStockphoto
só para assinantes

Gabriela Mosmann

18/07/2022 04h00

Construir um patrimônio sólido e garantir a sua segurança são alguns dos principais objetivos da maior parte das pessoas ao longo das suas vidas. Afinal, todo mundo deseja acumular riqueza. No entanto, essa não é a única coisa que todos querem ou precisam.

Qualquer um sonha em ver seus filhos educados e com saúde. Todo mundo deseja envelhecer com felicidade e, para isso, quer se proteger contra uma variedade de riscos para que possa ter uma vida pacífica e estável. Sabemos que os infortúnios são parte integrante da vida e precisamos nos proteger contra qualquer catástrofe grave. Mas isso demanda um bom planejamento financeiro e patrimonial.

Planejamento financeiro não é apenas uma expressão popular para "cuidar do dinheiro". Para a execução dele, existe muito trabalho de forma a otimizar o bem-estar de um indivíduo ou família. Poucas pessoas definem riqueza apenas pelas lentes das finanças. Embora inúmeras pesquisas continuem revelando uma conexão entre riqueza pessoal e bem-estar, dezenas de fatores fora dos investimentos podem afetar seus objetivos.

A definição de riqueza é altamente individual.

O planejamento é sobre ter um plano. Você quer um plano para construir sua riqueza. Você quer um plano que possa protegê-lo de uma variedade de riscos que cercam nossas vidas. Você quer um plano para financiar a educação universitária de seus filhos. Você também quer um plano para fornecer recursos suficientes para sua aposentadoria.

Planejamento patrimonial vai muito além das questões financeiras. Ele é uma estratégia de gestão de recursos composta por uma série de boas práticas, que têm por objetivo a manutenção do patrimônio do investidor por um longo período de tempo. Muitas vezes, ao longo de diferentes gerações da mesma família.

A vida não segue um padrão linear de fatos, bem como cada um de nós possui planos, sonhos e objetivos distintos. Não existe garantia sobre o futuro, muito menos forma de eliminar riscos. Diante de um universo de tantas incertezas, o melhor que podemos fazer é nos preparar para os cenários mais prováveis para proteger o que valorizamos. Claro, começando o quanto antes.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.