IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Investir em 2022: Saiba escolher as aplicações certas para você

08/01/2022 04h00

Por Alex Falararo, Especialista de Investimentos do Pagbank

Quando se trata de investimentos, pensar a longo prazo é primordial, mas o longo prazo começa hoje! E você já sabe onde vai investir seu dinheiro neste Ano-Novo?

Para seu planejamento do ano ficar completo, lembre-se de olhar também para sua carteira de investimentos, pois é ela que vai indicar quanto você pode ter de expectativas de retorno, mas também a quais riscos seu dinheiro está exposto.

Investidor, "conhece-te a ti mesmo"

Filósofos gregos até hoje contribuem com seus conselhos, e para você se tornar um bom investidor pode seguir o aforismo que diz: "Conhece-te a ti mesmo".

Ao conhecer melhor seu perfil de investidor, você poderá escolher com mais convicção uma distribuição de investimentos que se adeque à sua expectativa de retorno e a sua aversão a riscos. Assim você conseguirá dormir tranquilo, sabendo que seus recursos estão investidos em produtos cuja variação diária será em níveis aceitáveis para você.

Quanto investir em cada tipo de produto?

A maioria das pessoas tem dúvida sobre quanto colocar em cada classe de investimento, por isso é importante ouvir o que os especialistas em investimento dizem, pois são alguns desses profissionais que criam o que chamamos de alocação de investimentos, ou seja, como será distribuído o seu bolo de dinheiro para cada uma das classes de investimento, analisando as diferentes estratégias e o momento de mercado.

Essa alocação é apresentada para você através de percentuais a serem distribuídos entre: fundos pós-fixados, produtos de crédito privado (CDB, debentures incentivadas, etc), títulos públicos, ações brasileiras, ações internacionais, criptomoedas etc.

Escolhendo fundos de investimento

No mercado, existem mais de 20 mil fundos de investimento registrados. Como é que você vai conseguir selecionar e analisar e ainda encontrar no seu banco os fundos que vão atender seus objetivos?

Por meio de ferramentas profissionais, esses fundos podem ser filtrados e analisados seletivamente de acordo com a acessibilidade aos investidores e seu perfil de investidor, para então ser apresentada uma lista curta e objetiva sobre quais os mais indicados para aquele perfil naquele momento.

Sempre que você, investidor, for escolher um desses produtos, leia atentamente o material de divulgação e esclareça eventuais dúvidas com o time de assessoria do banco.