PUBLICIDADE
IPCA
0,73 Dez.2021
Topo

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Investir em 2022: Saiba escolher as aplicações certas para você

Conteúdo exclusivo para assinantes
PagBank Investimentos

Espaço onde profissionais das áreas de produtos e investimentos do Pagbank Pagseguro compartilham perspectivas sobre o potencial dos investimentos no mercado financeiro, cenário econômico, tecem comentários sobre o mercado de ações e ideias de investimentos. Aqui a construção de uma carteira e as modalidades de investimentos são desmistificadas, trazendo informações para os investidores tomarem suas próprias decisões de acordo com seu perfil de risco.

08/01/2022 04h00

Por Alex Falararo, Especialista de Investimentos do Pagbank

Quando se trata de investimentos, pensar a longo prazo é primordial, mas o longo prazo começa hoje! E você já sabe onde vai investir seu dinheiro neste Ano-Novo?

Para seu planejamento do ano ficar completo, lembre-se de olhar também para sua carteira de investimentos, pois é ela que vai indicar quanto você pode ter de expectativas de retorno, mas também a quais riscos seu dinheiro está exposto.

Investidor, "conhece-te a ti mesmo"

Filósofos gregos até hoje contribuem com seus conselhos, e para você se tornar um bom investidor pode seguir o aforismo que diz: "Conhece-te a ti mesmo".

Ao conhecer melhor seu perfil de investidor, você poderá escolher com mais convicção uma distribuição de investimentos que se adeque à sua expectativa de retorno e a sua aversão a riscos. Assim você conseguirá dormir tranquilo, sabendo que seus recursos estão investidos em produtos cuja variação diária será em níveis aceitáveis para você.

Quanto investir em cada tipo de produto?

A maioria das pessoas tem dúvida sobre quanto colocar em cada classe de investimento, por isso é importante ouvir o que os especialistas em investimento dizem, pois são alguns desses profissionais que criam o que chamamos de alocação de investimentos, ou seja, como será distribuído o seu bolo de dinheiro para cada uma das classes de investimento, analisando as diferentes estratégias e o momento de mercado.

Essa alocação é apresentada para você através de percentuais a serem distribuídos entre: fundos pós-fixados, produtos de crédito privado (CDB, debentures incentivadas, etc), títulos públicos, ações brasileiras, ações internacionais, criptomoedas etc.

Escolhendo fundos de investimento

No mercado, existem mais de 20 mil fundos de investimento registrados. Como é que você vai conseguir selecionar e analisar e ainda encontrar no seu banco os fundos que vão atender seus objetivos?

Por meio de ferramentas profissionais, esses fundos podem ser filtrados e analisados seletivamente de acordo com a acessibilidade aos investidores e seu perfil de investidor, para então ser apresentada uma lista curta e objetiva sobre quais os mais indicados para aquele perfil naquele momento.

Sempre que você, investidor, for escolher um desses produtos, leia atentamente o material de divulgação e esclareça eventuais dúvidas com o time de assessoria do banco.

PUBLICIDADE

Este material foi elaborado exclusivamente pelo PagBank (sem nenhuma participação da Redação do UOL) e tem como única intenção fornecer um panorama sobre as diferentes categorias de produtos de investimentos disponíveis no mercado, estando baseado em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representa qualquer compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL