IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como mais impostos para bancos para compensar diesel e gás afetam a Bolsa

Felipe Bevilacqua

02/03/2021 08h39

A Bolsa de Valores se move em função dos fatos - e muitas vezes dos boatos. Uma palavra em Brasília, por exemplo, é capaz de derrubar ou levantar o valor de uma ação. O fechamento de um grande negócio pode ser bom ou ruim, dependendo da estratégia do investidor.

Qualquer novidade é incorporada no preço das ações quase que instantaneamente pelos investidores.

Confira a seguir a análise de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento. Todos os dias, Belivacqua traz notícias e análises de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimentos. Este conteúdo é exclusivo para os leitores de UOL Economia+.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

O que mexe com a Bolsa

Um jargão utilizado pelos profissionais de investimentos é "o que faz preço", que quer dizer: acontecimento que tem causado impacto na cotação das ações e mercados.

O 'que fez preço' na semana passada foi a interferência do Planalto na Petrobras. Ontem, só a especulação de que poderia ocorrer alguma mudança nos impostos dos bancos mexeu com o mercado. A confirmação só ocorreu durante a noite, depois do fechamento da Bola.

Alguma dúvida da importância de estar corretamente informado?

Alta de impostos para bancos pega mercado de surpresa

Aumentos de impostos nunca são desejados. Pior quando atinge um setor adorado pelos investidores, que é o caso dos bancos.

Nesta segunda-feira (1), circulou a notícia que acabou com o ânimo na Bolsa de Valores. A confirmação só ocorreu à noite com um decreto e uma medida provisória. O Planalto decidiu aumentar a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) para compensar a redução do PIS/Cofins do óleo diesel e do gás de cozinha (GLP).

A isenção do diesel durará nos meses de março e abril. A do gás de cozinha será permanente.

Há na economia uma máxima inescapável: 'Não Existe Almoço Grátis'. Em outras palavras, sempre alguém está pagando a conta de um benefício, de forma direta ou indireta.

É claro que Itaú, Bradesco, Santander e seus pares não vão arcar com a nova despesa sozinhos e vão aumentar os juros. O tomador de crédito ficou com a conta dos caminhoneiros.

Só a especulação da notícia fez as ações dos bancos caírem, destaque para Itaú (ITUB4) que fechou em queda de -3,00% e Bradesco (BBDC4) em queda de -3,30% no pregão de ontem

Vale mencionar que a especulação veio aos 45 minutos do 2º tempo do mercado, na parte final do mercado. Com a confirmação, à noite, o reflexo será sentido visto hoje com nova queda das ações.

Sabe aquele ganha-ganha? Aqui é o inverso, perde-perde. Mesmo com o repasse dos impostos aos clientes, os bancos também saem perdendo, pois, a demanda por crédito também irá diminuir.

Resultado da Petrorio (PRIO3)

A Petrorio (PRIO3) apresentou seus resultados do 4T20 e do consolidado de 2020 nesta segunda-feira, após o fechamento de mercado.

A petroleira mostrou um resultado do 4º trimestre de 2020 que compensou, em parte, as perdas do primeiro semestre. Dois fatores contribuíram: o preço mais alto do petróleo e o aumento da produção com o início de operação no terceiro trimestre do campo de Tubarão Martelo.

A receita somou 880 milhões de reais no trimestre e atingiu R$ 1,9 bilhão em 2020, um crescimento de 16% na comparação com o ano de 2019.

Por outro lado, o custo de extração de petróleo aumentou nos últimos 3 meses de 2020.

Muitas vezes no mundo dos investimentos temos que olhar para além da foto, mas para o filme completo. À primeira vista, a foto do período de PRIO3 foi apenas regular.

Só que o cenário fica bem mais bonito ao se lembrar dos percalços de 2020.

O mercado deve olhar com essa visão mais ampla daqui adiante. O principal ponto de atenção fica com a execução de um novo campo de produção chamado Wahoo, recém-adquirido pela Petrorio.

Será suficiente para fazer as ações descolarem do Ibovespa hoje? Provavelmente não. Ainda mais depois da forte alta de PRIO3 na sessão de ontem. Só que as perspectivas de médio prazo são animadoras.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.