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ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Gamestop e Via Varejo: duas ações para ficar de olho hoje

GameStop: O resultado só não foi desastroso devido ao crescimento de 175% do e-commerce - SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett
GameStop: O resultado só não foi desastroso devido ao crescimento de 175% do e-commerce Imagem: SOPA Images/SOPA Images/LightRocket via Gett
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Felipe Bevilacqua

24/03/2021 08h39

Minha análise hoje começa pela Gamestop, empresa americana envolvida no polêmico movimento de valorização das ações que deu o que falar no início do ano.

Na sequência, analiso a Via Varejo, que está colocando os dois pés no acelerador para crescer no comércio eletrônico.

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Confira a seguir a análise de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento. Todos os dias, Belivacqua traz notícias e análises de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimentos. Este conteúdo é exclusivo para os leitores de UOL Economia+. Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Gamestop (GME): Resultados do quarto trimestre de 2020

A Gamestop (GME) apresentou os seus resultados do quarto trimestre do ano-fiscal de 2020, equivalente aos meses de novembro e dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Os números vieram abaixo das expectativas em termos de receita, margens e lucro por ação.

A receita foi de US$ 2,12 bilhões, queda de 3,3% na comparação anual. A companhia seguiu com desafios operacionais no trimestre, com redução de 12% no número de lojas e de aproximadamente 27% nos dias de operação nas lojas na Europa, devido às restrições de funcionamento.

O resultado só não foi desastroso devido ao crescimento de 175% do e-commerce, respondendo por 34% das vendas no período. Um ano antes, essa participação era de apenas 12%.

O lucro por ação foi de US$ 1,19, contra US$ 0,32 por ação no quarto trimestre do ano anterior. O resultado foi auxiliado por benefícios fiscais decorrentes dos prejuízos nos exercícios anteriores, mas mesmo assim veio abaixo das expectativas.

Os resultados devem refletir negativamente no preço das ações GME no curto prazo. No ano, as ações sobem 864%, contra alta de 5,3% do S&P 500, em função do movimento de investidores para elevar os preços.

Sob a ótica dos investimentos, o preço da empresa está completamente descasado com os fundamentos. A companhia é avaliada em US$ 13,5 bilhões, sem qualquer proporcionalidade com a geração de caixa atual e com o potencial de geração de caixa futura.

Via Varejo (VVAR3): Acelerando no digital e na logística

A reorganização da Via Varejo, iniciada no início de 2020, focou esforços em poucas iniciativas, mas com grande potencial de geração de valor, investindo pesado em tecnologia e antecipando planos de implementação.

Hoje, certamente a operação tem outra cara. A integração de suas operações logísticas, estratégia comercial e de vendas, além da reformulação e manutenção da força das marcas, permitiram uma retomada da expansão com desempenho superior nas vendas (cerca de 40% acima do obtido antes no final de 2019).

Iniciativas para otimização e crescimento multicanal (omnichannel) vêm gerando números positivos. A iniciativa "Me chama no Zap", com o vendedor disponível online, registrou R$ 2,8 bilhões em vendas em 2020, 16% de todas as vendas digitais. A modalidade de retirada na loja respondeu por R$ 2,1 bilhões das vendas totais (crescimento de 93%).

A estratégia de melhoria logística permitiu à empresa alcançar 100% dos municípios brasileiros na entrega, e aumentou a participação da modalidade de Entrega no Mesmo Dia (cerca de 15% das vendas em janeiro e fevereiro de 2021). Falando em logística, a companhia tem planos de lançar entregas de até uma hora em todo o país a partir do terceiro trimestre.

É uma meta ousada, mas se for concretizada com pouca margem de erro e bom nível de serviço, será um grande diferencial em tempos onde os consumidores não podem ir às lojas físicas e estão cada vez mais impacientes para receber suas compras.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo analista Felipe Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

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** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL