PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Mercado Livre e Porto Seguro: duas ações com potencial para crescer

Com a aquisição, o Mercado Livre fica menos dependente de serviços de terceiros e facilita a troca e devolução de produtos pelos clientes - Eduardo Knapp/Folhapress
Com a aquisição, o Mercado Livre fica menos dependente de serviços de terceiros e facilita a troca e devolução de produtos pelos clientes Imagem: Eduardo Knapp/Folhapress
Conteúdo exclusivo para assinantes

Felipe Bevilacqua

25/08/2021 08h27

Hoje vamos conversar sobre uma importante aquisição realizada pelo Mercado Livre (Nasdaq:Meli) e sobre a estratégia da Porto Seguro (PSSA3) para dobrar de tamanho.

O UOL tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Confira a seguir a análise de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento. Todos os dias, Bevilacqua traz notícias e análises de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimentos. Este conteúdo é exclusivo para os assinantes do UOL.

Mercado Livre reforça logística com aquisição da Kangu

O Mercado Livre, companhia argentina negociada na bolsa de tecnologia dos Estados Unidos (NASDAQ: MELI), anunciou ontem (24) uma aquisição para reforçar a logística na América Latina. A adquirida foi a Kangu, que utiliza pequenas lojas de bairro como pontos de coleta e entrega de encomendas.

Após a transação, o Mercado Livre terá à disposição cerca de 5.000 pontos da Kangu espalhados por 700 cidades no Brasil, além de México e Colômbia. O valor não foi revelado, mas a transação inclui a totalidade do capital da Kangu.

Com a aquisição, o Mercado Livre fica menos dependente de serviços de terceiros e facilita a troca e devolução de produtos pelos clientes, que hoje precisam enfrentar filas nos Correios em caso de devolução.

Recentemente, a companhia anunciou dois novos centros de distribuição, um na Grande São Paulo e outro em Belo Horizonte, visando ampliar seu alcance geográfico e reduzir os prazos de entrega, algo muito valorizado pelos consumidores. O investimento previsto para este ano é de R$ 10 bilhões. Assim como seus concorrentes, o Mercado Livre segue se reforçando para melhorar o serviço aos clientes e se destacar na guerra do e-commerce, intensificada durante a pandemia.

Porto Seguro se reinventa para dobrar base de clientes

A Porto Seguro é uma das marcas mais conhecidas do país e lidera absoluta em seu setor de atuação, com 30% de participação de mercado. Apesar disso, o número de clientes de sua base não é compatível com o conhecimento da marca. Por isso, a companhia está implementando uma série de estratégias para dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. A empresa foi segmentada em quatro verticais de atuação: seguros, saúde, financeiro e serviços. Entre eles, o segmento de saúde tem sido a principal aposta da companhia.

Entre São Paulo e Rio, a Porto possui uma operação rentável com 300 mil vidas nos planos de saúde empresariais. Agora, a seguradora está criando uma plataforma em parceria com a Red Ventures para escalar o negócio para outros estados. A Porto aperfeiçoou também as emissões de apólices e pagamento de sinistros para acelerar a conversão de novos clientes. A meta é triplicar o número de vidas até 2023.

No segmento financeiro, a Porto aposta no crédito para financiamento de carros, com a abertura recente do seu cartão para não clientes. O cartão da Porto já possui 2,4 milhões de usuários e a carteira de crédito atingiu R$ 11 bilhões no final do segundo trimestre.

Outra iniciativa recente foi o Carro Fácil, solução de aluguel de carros de longa duração, que bateu a marca dos 10 mil veículos alugados no final do segundo trimestre. A empresa desenvolve também o Repara Auto, um serviço de guincho para não clientes e para outras seguradoras. Além disso, a aquisição recente da ConnectCar, que possui sinergias com seu modelo de negócios de seguro auto, permite um cross sell, visto que está conectado ao cartão de crédito da Porto.

Vemos de forma positiva a estratégia implementada pela Porto (PSSA3), enxergando cada uma das linhas de seu modelo de negócios como avenida de crescimento para a base de clientes. A seguradora mantém em vista a possibilidade de realizar futuramente um spinoff e IPO desses segmentos, o que permitiria mais independência a cada área e, consequentemente, maior crescimento à seguradora

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo analista Felipe Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

PUBLICIDADE

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL