IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Decisão de Bolsonaro de reduzir poder de Guedes gera temor no mercado

Jair Bolsonaro e Paulo Guedes - Evaristo Sá/AFP
Jair Bolsonaro e Paulo Guedes Imagem: Evaristo Sá/AFP

Felipe Bevilacqua

14/01/2022 09h33

Esta é a versão online para a edição desta sexta-feira (14/1) da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar esse e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

Nesta sexta-feira (14), os mercados internacionais repercutem o discurso da economista e futura vice-presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Lael Brainard, que admitiu a possibilidade de antecipação do início da alta dos juros nos Estados Unidos.

Brainard afirmou, em depoimento perante o Comitê Bancário do Senado, que o Fed está pronto para iniciar o ciclo de alta da taxa "federal funds" - semelhante à Selic brasileira - logo após o encerramento do programa de compra de títulos, previsto para março deste ano. A decisão se deve à escalada da inflação no país, que avançou 7% em 2021, a taxa mais alta desde 1982.

A fala da economista reacendeu a preocupação dos investidores com os possíveis efeitos da alta dos juros e da retirada dos estímulos sobre a economia norte-americana, fazendo com que os principais índices de ações das Bolsas de Valores de Nova York fechassem a sessão no vermelho. As companhias ligadas ao setor de tecnologia sofreram perdas expressivas.

O receio com a alta dos juros ofuscou até mesmo a desaceleração do índice de preços ao produtor (PPI) dos EUA, que avançou 0,2% em dezembro, abaixo das projeções, que indicavam alta de 0,4%.

Investidores monitoram os balanços de alguns dos maiores bancos dos Estados Unidos, que dão início à temporada de resultados em Nova York.

Na Europa, predomina o mau humor diante da escalada das tensões entre Rússia e Estados Unidos. Em meio ao impasse envolvendo as ameaças de ação militar russa em território ucraniano, os EUA ameaçam a Rússia com sanções econômicas, enquanto o Kremlin reage com ameaças de envio de tropas para Cuba e para a Venezuela.

Na Ásia, os mercados fecharam majoritariamente em queda, com investidores receosos com a alta dos juros nos Estados Unidos.

E por aqui, o que esperar?

Por aqui, predomina o temor com a decisão do presidente Jair Bolsonaro de conceder a palavra final sobre ações de abertura, remanejamento ou corte de despesas do dia a dia dos ministérios para a Casa Civil, reduzindo a autonomia do Ministério da Economia.

Repercute também a reunião do ministro da Economia, Paulo Guedes, com o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais (Sindifisco), Isac Falcão, na qual o ministro negou novamente a possibilidade de reajuste salarial para a categoria. Falcão sinalizou que a mobilização da categoria deve ser ampliada, uma vez que o governo não ofereceu uma solução que agrade os representantes dos auditores.

No 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes do UOL Economia Investimentos): informações sobre a venda de fábricas da Embraer em Portugal e o desempenho dos shoppings da Multiplan no quarto trimestre

Um abraço,

Felipe Bevilacqua

Analista de Investimentos de Levante
CNPI - Analista certificado pela Apimec
Gestor CGA - Gestor de Fundos certificado pela Anbima
Administrador de Recursos e Gestor autorizado pela CVM

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.