IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

OPINIÃO

Mau humor toma conta dos mercados globais, em dia de eventos simbólicos

9.mai.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, deposita flores no túmulo do Soldado Desconhecido durante a cerimônia, em Moscou, do Dia da Vitória, que marca os 77 anos do fim da Segunda Guerra Mundial - Anton Novoderzhkin/Sputnik/Reuters
9.mai.2022 - O presidente russo, Vladimir Putin, deposita flores no túmulo do Soldado Desconhecido durante a cerimônia, em Moscou, do Dia da Vitória, que marca os 77 anos do fim da Segunda Guerra Mundial Imagem: Anton Novoderzhkin/Sputnik/Reuters

Rafael Bevilacqua

09/05/2022 09h31

Esta é a versão online da edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui.

O mau humor toma conta dos mercados globais nesta manhã carregada de eventos complexos e simbólicos, tanto no cenário econômico quanto no geopolítico.

Na China, permanece a preocupação com a desaceleração econômica diante da política de tolerância zero com a covid-19, que tem agravado problemas que já haviam sido identificados anteriormente.

As exportações da China cresceram 3,9% em abril, na comparação com o mesmo período do ano anterior, em linha com as estimativas do mercado, mas significativamente abaixo do crescimento de 14,7% reportado no mês anterior. As importações, por sua vez, se mantiveram estáveis.

Diante da desaceleração da atividade na China, hipótese que já havia sido levantada em meio à crise do setor imobiliário no país, cresce o receio de queda da demanda por commodities, como o minério de ferro, pela indústria chinesa.

Além disso, os lockdowns rigorosos em grandes centros urbanos e comerciais têm contribuído para a diminuição da demanda por combustíveis na China, permitindo certo alívio nos preços do petróleo.

Se na China o destaque fica para os indicadores econômicos, na vizinha, Rússia, merece atenção o cenário geopolítico.

Para os russos, 9 de maio marca a vitória da União Soviética sobre a Alemanha na Segunda Guerra Mundial, um dos eventos mais importantes do século 20.

Durante as celebrações do Dia da Vitória em Moscou, capital do país, o presidente Vladimir Putin afirmou que a invasão à Ucrânia foi "a decisão certa na hora certa", e classificou o ataque como "uma resposta preventiva à agressão".

Putin também acusou a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) de criar ameaças na fronteira russa e teceu duras críticas ao Ocidente.

Por fim, os investidores seguem atentos à condução da política monetária nos Estados Unidos, aguardando a divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI), na quarta-feira (11), e do Índice de Preços ao Produtor (PPI), na quinta-feira (12).

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes do UOL Investimentos): informações sobre os resultados do banco Bradesco referentes ao primeiro trimestre de 2022.

Um abraço,

Rafael Bevilacqua
Estrategista-chefe e sócio-fundador da Levante

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.