IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

BC dos EUA sinaliza novo aumento dos juros no final do mês

Getty Images
Imagem: Getty Images

Rafael Bevilacqua

07/07/2022 09h34

Esta é a versão online da edição de hoje da newsletter Por Dentro da Bolsa, que fala sobre a sinalização do BC dos EUA de que a taxa de juros no país vai subir de novo no final deste mês. Para assinar este e outros boletins e recebê-los diretamente no seu email, cadastre-se aqui. Os assinantes UOL ainda têm direito a mais duas newsletters exclusivas sobre investimentos.

O Federal Open Market Committee (Fomc, o comitê de política monetária dos EUA) sinalizou um novo aumento dos juros nos Estados Unidos na reunião deste mês, que ocorre entre os dias 26 e 27.

De acordo com a ata da reunião de junho, divulgada na quarta-feira (6), os membros do comitê avaliam que uma elevação dos juros em 0,50 ou 0,75 ponto percentual provavelmente será adequada para o encontro deste mês. Atualmente, os juros nos EUA se encontram no patamar entre 1,50% e 1,75%.

O teor da ata veio em linha com a expectativa do mercado, sem grandes novidades, o que trouxe um pouco de alívio aos investidores no pregão da véspera, e permitiu que as Bolsas de Valores dos EUA fechassem no azul.

Como vinha sendo defendido pelos membros do comitê em entrevistas recentes, o documento reforçou que a prioridade do Fomc é combater a inflação, que já acumula alta de 8,6% em 12 meses, mesmo que isso implique uma desaceleração da atividade econômica no país.

Além disso, os mercados seguem atentos aos próximos passos do Banco Central Europeu (BCE), que deve iniciar um ciclo de alta dos juros em breve, tendo em vista a disparada dos preços na zona do euro.

A postura mais incisiva dos bancos centrais no combate à inflação reforça as apostas em uma recessão global, uma vez que a alta dos juros tende a tornar o crédito mais caro e escasso e reduzir a liquidez dos mercados, contribuindo para a desaceleração da atividade econômica.

Leia no 'Investigando o Mercado' (exclusivo para assinantes UOL, que possuem acesso integral ao conteúdo de UOL Investimentos): informações sobre a aquisição de parte do capital social da CCR pela holding Itaúsa e pela Votorantim.

Um abraço,

Rafael Bevilacqua
Estrategista-chefe e sócio-fundador da Levante

**********

NA NEWSLETTER CARTEIRA RECOMENDADA

A newsletter Carteira Recomendada analisa se vale a pena investir nas ações da Oi, após a operadora de telecomunicações, que passa por um processo de recuperação judicial, divulgar resultados sólidos do primeiro trimestre de 2022 e ter conseguido reduzir seu endividamento por meio da venda de ativos. Para se cadastrar e receber a newsletter semanal, clique aqui.

Queremos ouvir você

Tem alguma dúvida ou sugestão sobre investimentos? Mande sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo estrategista-chefe e sócio-fundador Rafael Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.