IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

3 passos para conquistar suas metas

Luciane Almeida

Especialista em investimentos e educadora financeira no PagBank

15/10/2021 04h00

Você já ouviu aquela frase "para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve"? Grande parte das pessoas tem um sonho para realizar na vida, como conquistar um bem, como um imóvel, um carro ou realizar uma viagem para um lugar especial com a família.

O problema é que sair do campo dos sonhos e estabelecer metas para chegar lá é a maior dificuldade das pessoas. Veja abaixo como fazer isso em três passos práticos.

Qual a diferença entre sonho e meta?

Sonho é uma vontade, o que está na imaginação, são ideias e pensamentos que você constrói e acredita ser bom ter ou viver.

Meta é saber exatamente o que você quer e desenhar um caminho para alcançá-la. Tem a ver com agir, executar um planejamento.

A ação e o planejamento é o que separa as pessoas que realizam os sonhos, que tornam reais os pensamentos e as vontades, daquelas que apenas ficam no "querer".

"Quero fazer uma viagem com minha família": isso é um sonho.

"A partir deste mês, vou economizar R$ 200,00 mensais para viajar com minha família nas férias do final do ano": isso é meta.

Veja como planejar suas metas em três passos e a importância de dar nome para os seus planos.

Toda meta precisa ser bem definida. Você precisa saber com clareza o que quer, qual o prazo do que quer e quais etapas você precisa alcançar para chegar lá.

O primeiro passo: Dê nome aos teus sonhos

O que você quer exatamente? Ter a resposta motiva você a direcionar e planejar o dinheiro que será usado, e até fica mais fácil abrir mão de algum gasto que não é prioridade, mas que já é parte do algum mau hábito financeiro.

Segundo passo: Liste suas metas

Faça uma lista das metas que você quer conquistar, e as coloque em ordem de prioridade e prazo.

Exemplos:

- Viajar com a família em seis meses;
- Trocar o carro em um ano.

Seja específico ao definir prazos. Muitas pessoas usam curto, médio e longo prazo. O ideal é colocar em quanto tempo você quer realizar essa meta —essa prática ajuda você a ter um maior comprometimento e a manter o foco.

Terceiro passo: Ação

O que você vai ter que colocar em prática para atingir a meta? Quais as ações necessárias para chegar lá? É como colocar no Waze o trajeto que você vai seguir.

Exemplos de ações:

- A partir deste mês, todo dia 15, vou transferir R$ 300,00 mensais para a reserva "férias em família".
- A partir deste mês, vou identificar e eliminar três gastos desnecessários.
- Vou reduzir em 15% os gastos com pedido de comida e o pacote de assinatura de TV.
- Vou pesquisar e comparar preços de pousadas e hotéis.

Sem um plano traçado, é muita mais difícil direcionar o seu dinheiro para o que realmente importa. Você vai gastar e ficar sempre com a sensação de que não conquistou o que importa.

Agora que você aprendeu a fazer seu planejamento, estabeleça suas metas e fique cada vez mais perto de realizar seus sonhos.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado