IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Veja 6 dicas para começar a planejar sua aposentadoria

Felipe Cozer

Especialista em investimentos e analista em educação financeira no PagBank PagSeguro

10/11/2021 04h00

Você já começou a planejar sua aposentadoria? Com as mudanças no regime de Previdência Social e no cenário econômico brasileiro, muitas pessoas começaram a buscar mais conhecimento no mercado de investimentos para garantir uma aposentadoria tranquila e de acordo com seus objetivos pessoais.

A maior parte da população brasileira reconhece a importância de planejar a aposentadoria, mas ainda tem dificuldade na hora de colocar o assunto em prática. Por esse motivo, separamos algumas dicas para que você possa planejar um futuro mais tranquilo.

Comece a planejar o quanto antes

A primeira dica para iniciar a jornada, é incluir a aposentadoria em seu planejamento financeiro. Nessa etapa, o tempo será um grande aliado. Quanto antes você iniciar o período de acumulação de dinheiro, maiores serão as chances de aumentar as reservas de aposentadoria e a ação dos juros compostos em seus investimentos.

Aproximadamente 47% dos brasileiros aposentados precisam voltar ao mercado de trabalho para aumentar a renda mensal, o que mostra que o valor recebido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nem sempre é suficiente para cobrir os gastos e despesas.

Se voltar ao mercado de trabalho após a aposentadoria não está em seus planos, um bom planejamento financeiro pode ajudar nesse objetivo.

Saiba de quanto de dinheiro você precisa para se aposentar

O ideal é você considerar quanto dinheiro será necessário para pagar todos os seus gastos e contas no período de aposentadoria.

Para facilitar, sugerimos que utilize simuladores e realize projeções considerando o seu orçamento presente.

Defina com que idade você quer aposentar

Essa é uma dica extremamente importante, pois quanto mais próxima estiver a data da aposentadoria, maiores serão os esforços e os valores que você precisará investir por mês para atingir o objetivo. Então é necessário que você seja realista em relação à idade em que pretende se aposentar e que comece a programar a aposentadoria o quanto antes.

Faça aplicações mensais

Uma grande vantagem de investir dinheiro mensalmente nas aplicações é que o dinheiro trabalha para você em forma de juros, apoiando na construção da sua aposentadoria.

Não dependa do INSS

A aposentadoria do INSS pode não suprir todos os seus gastos e despesas. Por esse motivo, é essencial ter planos complementares ou alternativos para que você possa ter uma aposentadoria tranquila.

Trate a aposentadoria como algo importante

O sonho da aposentadoria tem relação com colher os frutos de uma longa jornada de trabalho, poder descansar e aproveitar a vida. Por esse motivo, trate o planejamento de aposentadoria como algo importante e saiba que isso garantirá o seu bem-estar futuro.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado