PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Veja 6 dicas para começar a planejar sua aposentadoria

Conteúdo exclusivo para assinantes

Felipe Cozer

Especialista em investimentos e analista em educação financeira no PagBank PagSeguro

10/11/2021 04h00

Você já começou a planejar sua aposentadoria? Com as mudanças no regime de Previdência Social e no cenário econômico brasileiro, muitas pessoas começaram a buscar mais conhecimento no mercado de investimentos para garantir uma aposentadoria tranquila e de acordo com seus objetivos pessoais.

A maior parte da população brasileira reconhece a importância de planejar a aposentadoria, mas ainda tem dificuldade na hora de colocar o assunto em prática. Por esse motivo, separamos algumas dicas para que você possa planejar um futuro mais tranquilo.

Comece a planejar o quanto antes

A primeira dica para iniciar a jornada, é incluir a aposentadoria em seu planejamento financeiro. Nessa etapa, o tempo será um grande aliado. Quanto antes você iniciar o período de acumulação de dinheiro, maiores serão as chances de aumentar as reservas de aposentadoria e a ação dos juros compostos em seus investimentos.

Aproximadamente 47% dos brasileiros aposentados precisam voltar ao mercado de trabalho para aumentar a renda mensal, o que mostra que o valor recebido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) nem sempre é suficiente para cobrir os gastos e despesas.

Se voltar ao mercado de trabalho após a aposentadoria não está em seus planos, um bom planejamento financeiro pode ajudar nesse objetivo.

Saiba de quanto de dinheiro você precisa para se aposentar

O ideal é você considerar quanto dinheiro será necessário para pagar todos os seus gastos e contas no período de aposentadoria.

Para facilitar, sugerimos que utilize simuladores e realize projeções considerando o seu orçamento presente.

Defina com que idade você quer aposentar

Essa é uma dica extremamente importante, pois quanto mais próxima estiver a data da aposentadoria, maiores serão os esforços e os valores que você precisará investir por mês para atingir o objetivo. Então é necessário que você seja realista em relação à idade em que pretende se aposentar e que comece a programar a aposentadoria o quanto antes.

Faça aplicações mensais

Uma grande vantagem de investir dinheiro mensalmente nas aplicações é que o dinheiro trabalha para você em forma de juros, apoiando na construção da sua aposentadoria.

Não dependa do INSS

A aposentadoria do INSS pode não suprir todos os seus gastos e despesas. Por esse motivo, é essencial ter planos complementares ou alternativos para que você possa ter uma aposentadoria tranquila.

Trate a aposentadoria como algo importante

O sonho da aposentadoria tem relação com colher os frutos de uma longa jornada de trabalho, poder descansar e aproveitar a vida. Por esse motivo, trate o planejamento de aposentadoria como algo importante e saiba que isso garantirá o seu bem-estar futuro.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo PagBank e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

PUBLICIDADE

Aqui especialistas vão ajudar você a concretizar seus planos de curto, médio e longo prazos, com conteúdos e informações sobre os diversos tipos de investimento disponíveis no mercado. As orientações profissionais do PagBank valem para pessoas que têm pouco dinheiro ou para quem já tem muito para investir.