PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Saúde financeira: como organizar suas despesas de início de ano?

A lista de contas dos primeiros meses pode comprometer a saúde do seu bolso ao longo do ano - Damir Khabirov/iStock
A lista de contas dos primeiros meses pode comprometer a saúde do seu bolso ao longo do ano Imagem: Damir Khabirov/iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes

Felipe Cozer

21/01/2022 04h00

O primeiro mês do ano é um período para descansar e recarregar as energias. Contudo, é preciso ficar atento, pois o ano novo vem acompanhado de suas despesas.

A lista de contas dos primeiros meses pode comprometer a saúde do seu bolso ao longo do ano. Afinal, além dos resquícios dos gastos realizados no final do último ano, é necessário adicionar os novos gastos em seu orçamento, como IPVA, IPTU e material escolar.

Cerca de 74,6% das famílias brasileiras já estão endividadas, e o cenário pode ser agravado com as despesas de início de ano. Mas saiba: é possível fazer diferente, organizar-se e melhorar a qualidade da saúde do seu bolso. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa jornada.

Veja 3 dicas para organizar suas despesas de início de ano

1) Conheça o seu orçamento

O pontapé inicial para organizar as despesas de início de ano é colocar tudo na ponta do lápis. Uma forma interessante é listar as despesas previsíveis e fixas.

Após isso, faça o mesmo em relação à sua renda. Dessa maneira, será possível ter uma visão sobre o orçamento no período.

2) Monte um plano de ação

Se após a primeira dica, você notar que tem dinheiro para pagar todas as contas, excelente!

Mas esse não é o caso da maioria das pessoas. Por isso, muitas vezes, é necessário montar um plano de ação que leve em consideração a renda, a capacidade de pagamento e o valor das despesas.

Dessa forma, priorize as contas obrigatórias e as que possuem juros mais altos. Faça uma relação semanal das contas a serem pagas e, se for preciso, procure por alternativas como renegociar contas, prazos e linhas de crédito mais baratas que os juros das contas em atraso.

3) Busque por mais conhecimento em educação financeira

Os problemas financeiros podem causar impactos negativos que não estão relacionados ao bolso, como depressão, dificuldades nos relacionamentos, queda de concentração, aumento do nível de estresse e outras complicações de saúde.

Uma forma de evitar tudo isso é pela educação financeira. Aproveite esse período para buscar mais informações e aprofundar o seu conhecimento sobre o tema.

As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado