IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Saúde financeira: como organizar suas despesas de início de ano?

A lista de contas dos primeiros meses pode comprometer a saúde do seu bolso ao longo do ano - Damir Khabirov/iStock
A lista de contas dos primeiros meses pode comprometer a saúde do seu bolso ao longo do ano Imagem: Damir Khabirov/iStock

Felipe Cozer

21/01/2022 04h00

O primeiro mês do ano é um período para descansar e recarregar as energias. Contudo, é preciso ficar atento, pois o ano novo vem acompanhado de suas despesas.

A lista de contas dos primeiros meses pode comprometer a saúde do seu bolso ao longo do ano. Afinal, além dos resquícios dos gastos realizados no final do último ano, é necessário adicionar os novos gastos em seu orçamento, como IPVA, IPTU e material escolar.

Cerca de 74,6% das famílias brasileiras já estão endividadas, e o cenário pode ser agravado com as despesas de início de ano. Mas saiba: é possível fazer diferente, organizar-se e melhorar a qualidade da saúde do seu bolso. Separamos algumas dicas para te ajudar nessa jornada.

Veja 3 dicas para organizar suas despesas de início de ano

1) Conheça o seu orçamento

O pontapé inicial para organizar as despesas de início de ano é colocar tudo na ponta do lápis. Uma forma interessante é listar as despesas previsíveis e fixas.

Após isso, faça o mesmo em relação à sua renda. Dessa maneira, será possível ter uma visão sobre o orçamento no período.

2) Monte um plano de ação

Se após a primeira dica, você notar que tem dinheiro para pagar todas as contas, excelente!

Mas esse não é o caso da maioria das pessoas. Por isso, muitas vezes, é necessário montar um plano de ação que leve em consideração a renda, a capacidade de pagamento e o valor das despesas.

Dessa forma, priorize as contas obrigatórias e as que possuem juros mais altos. Faça uma relação semanal das contas a serem pagas e, se for preciso, procure por alternativas como renegociar contas, prazos e linhas de crédito mais baratas que os juros das contas em atraso.

3) Busque por mais conhecimento em educação financeira

Os problemas financeiros podem causar impactos negativos que não estão relacionados ao bolso, como depressão, dificuldades nos relacionamentos, queda de concentração, aumento do nível de estresse e outras complicações de saúde.

Uma forma de evitar tudo isso é pela educação financeira. Aproveite esse período para buscar mais informações e aprofundar o seu conhecimento sobre o tema.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado