IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

De cheque especial a cartão: 3 dicas para usar crédito de forma consciente

Cheque especial e cartão de crédito podem ajudar a realizar sonhos, mas também podem se tornar vilões; entenda -
Cheque especial e cartão de crédito podem ajudar a realizar sonhos, mas também podem se tornar vilões; entenda

Gabriel Riva

11/05/2022 04h00

Quem de nós já não precisou comprar algo, mas o dinheiro acabou e tivemos que usar uma linha de crédito para conseguir adquirir ou complementar uma necessidade do momento?

Lembro-me que, com 16 anos, sem conhecer absolutamente nada sobre linhas de crédito, o dinheiro da conta acabou e continuei usando. Na época chamei isso de sorte, mas no mês seguinte, quando foram cobrados os juros e taxas, entendi que aquele dinheiro não era de graça.

O cheque especial é uma linha de crédito que tem como propósito cobrir emergencialmente o saldo da conta no curto prazo, o que não era meu caso.

Não trago este exemplo para dizer que a utilização de linhas de crédito é prejudicial à educação financeira. Ao contrário: venho dizer que se utilizadas de forma consciente e sem excessos, as linhas de crédito podem ser aliadas de sua saúde financeira na conquista de sonhos e objetivos.

Conforme revela a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada em 3 de março de 2022, pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), no atual contexto de intenso endividamento no Brasil, mais da metade (53,9%) dos cerca de 12,5 milhões de brasileiros endividados estão com 11% a 50% da sua renda comprometida por dívidas.

Em situação ainda mais grave, 20,8% dos brasileiros endividados, um contingente de 2.603.779 pessoas, tem mais da metade da rende comprometida por dívidas.

É claro que parte deste aumento do endividamento é reflexo da pandemia e do contexto econômico que vivemos: alta dos juros, inflação e cenário político instável.

Por isso, o conceito de crédito consciente ganhou tamanha importância. Crédito consciente pode ser entendido como o uso planejado, cuidadoso e inteligente dos recursos de crédito, visando evitar o endividamento excessivo que atinge muitas famílias no Brasil, com ou sem pandemia.

Aqui trago 3 dicas que poderão ajudá-lo a utilizar o crédito de forma consciente:

1) Analise a linha de crédito ideal

Antes de contratar qualquer linha de crédito, seja cartão de crédito, cheque especial, empréstimo ou financiamento, é fundamental analisar com cuidado as formas e opções de crédito disponíveis para você.

Pesquise qual forma de crédito terá os melhores resultados para sua realidade e objetivo, busque taxas menores e também menor CET (custo efetivo total), que é o valor total da operação de crédito ao final do período de pagamento.

2) Procure ajuda de um profissional

Nem todo mundo consegue escolher com facilidade uma linha de crédito. Por isso, se necessário, busque orientação especializada para o uso consciente do crédito, evitando que você acabe gastando demais, contratando um crédito que não precisa ou até mesmo gerando novas dívidas.

3) A melhor escolha é a que cabe no seu bolso

É importante que a linha de crédito contratada caiba no seu bolso, ou seja, que as parcelas e custos gerais estejam dentro do orçamento e não atrapalhem sua situação financeira.

Para evitar a dependência de novos empréstimos, opte por um número maior de parcelas com valor fixo menor. Assim ficará mais tranquilo honrar esse compromisso e, caso essa tranquilidade permitir-lhe economizar, antecipe o pagamento de algumas parcelas descontando o valor dos juros.

Por fim, podemos concluir que contratar uma linha de crédito com o objetivo de deixar sua vida financeira saudável ou até realizar um sonho, não é algo ruim, desde que seja feito de forma consciente, organizada e sem gerar preocupações.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado