Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Quer ser bem-sucedido? Empreenda de modo organizado

Vivemos num ambiente extremamente competitivo, no qual a mudança passou a ser um elemento estratégico essencial. Mas mudanças geralmente trazem desconforto e são vistas com desconfiança.
É comum ouvirmos que o brasileiro é um povo empreendedor. Essa frase até poderia ser inspiradora, se não direcionasse para um olhar de planejamento e autoavaliação. E é aí que a coisa complica!
Casos de negócios que não deram certo por falta de organização, infelizmente, são a maioria. Há estatísticas do Sebrae que comprovam que mais de 70% dos novos negócios fecham com menos de dois anos por não terem se planejado e organizado de modo adequado, inclusive financeiramente.
Por isso, a intenção é encorajar o leitor a se organizar e pensar diferente. Mas esse diferente não precisa ser algo totalmente novo. Compartilho alguns exemplos de empreendedores com o propósito de despertar a consciência e trazer à tona percepções e crenças pessoais que podem ajudar nesse processo.
1) Pense diferente a partir do que já existe em outros locais e contextos
Em 1979, Pedro Grendene estava viajando pela França quando observou as sandálias usadas pelos pescadores da Riviera Francesa. Na volta ao Brasil, mudou o foco de sua empresa que fabricava telas para garrafões de vinho e lançou as sandálias Melissa.
2) Pense diferente a partir dos problemas
Após constatar que mulheres, principalmente as mais "cheinhas" e de mais idade, não se sentiam confortáveis em academias com tanta gente malhada em volta, Gary Heavin fundou a Curves International, uma rede de academias só para mulheres.
3) Pense diferente a partir da análise das tendências de mercado
No ritmo frenético da vida, é comum a preocupação com alimentação saudável e rápida. Partindo dessa percepção, Fred de Luca pediu emprestado US$ 1.000, menos de R$ 5.000, para criar a Subway.
Aí alguém pode pensar: "Por que eu não tive essa ideia?". Eu respondo: Se não foi você quem teve essas ideias, tenha outras! O ponto de partida é querer. Querer crescer, se destacar, ter mais dinheiro, ter sucesso.
O passo seguinte é ser curioso e identificar preocupações, tendências ou oportunidades de mercado para os quais você possa oferecer alguma solução.
Segue uma lista de temas para reflexão:
- Preocupação com a qualidade de vida
- Pais sem filhos
- Pais separados
- Violência na sociedade
- Reciclagem
- Envelhecimento da população
- Alimentação saudável
- Animais de estimação
- Uso de tecnologia
- Conveniência
- Endividamento
- Futuro financeiro
A partir de então, predisposição e criatividade darão fluidez às suas ideias. Não se subestime, inspire-se nos grandes empreendedores, não só copie, mas faça melhor, misture conceitos, resolva um problema.
Durante esse processo, se prepare financeiramente. Comece a guardar e investir um pouco de dinheiro desde já. Faça uma previsão de custos e despesas e tenha uma reserva financeira para, pelo menos, o primeiro ano do novo empreendimento. Assim, você ficará tranquilo para focar na estratégia do negócio e aumentará suas chances de sucesso!
As opiniões emitidas neste texto são de responsabilidade exclusiva da equipe de Research do PagBank e elaboradas por analistas certificados. O PagBank PagSeguro e a Redação do UOL não têm nenhuma responsabilidade por tais opiniões. A única intenção é fornecer informações sobre o mercado e produtos financeiros, baseadas em dados de conhecimento público, conforme fontes devidamente indicadas, de modo que não representam nenhum compromisso e/ou recomendação de negócios por parte do UOL. As informações fornecidas por terceiros e/ou profissionais convidados não expressam a opinião do UOL, nem de quaisquer empresas de seu grupo, não se responsabilizando o UOL pela sua veracidade ou exatidão. Os produtos de investimentos mencionados neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão preencher o questionário de suitability para a identificação do seu perfil de investidor e da compatibilidade do produto de investimento escolhido. As informações aqui veiculadas não devem ser consideradas como a única fonte para o processo decisório do investidor, sendo recomendável que este busque orientação independente e leia atentamente os materiais técnicos relativos a cada produto. As projeções e preços apresentados estão sujeitos a variações e podem impactar os portfolios de investimento, causando perdas aos investidores. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. Este conteúdo não deve ser reproduzido no todo ou em parte, redistribuído ou transmitido para qualquer outra pessoa sem o consentimento prévio do UOL.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso