IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANÁLISE

Black Friday: dicas para comprar com desconto e ainda fazer sobrar dinheiro

Pensando em comprar muito na Black Friday? Calma, veja o que considerar antes de sair gastando - ArtistGNDphotography/iStock
Pensando em comprar muito na Black Friday? Calma, veja o que considerar antes de sair gastando Imagem: ArtistGNDphotography/iStock

Gabriel Riva

18/11/2022 04h01

O fim de ano costuma ser uma época movimentada para a vida financeira dos brasileiros. Se já não bastassem as festas, os dois últimos meses de 2022 ainda vão contar com mais uma edição da Black Friday, além da Copa do Mundo.

Quando falamos em Black Friday, vemos que o consumidor está se preparando cada vez mais cedo, já buscando ofertas desde antes, segundo pesquisa encomendada pelo Google à Offerwise. O estudo entrevistou 500 brasileiros conectados à internet, que pertencem às classes A, B e C e que declararam conhecer a Black Friday.

Segundo a pesquisa, seis em cada dez entrevistados declararam que já começaram a buscar o que pretendem comprar na data. A categoria de consoles e jogos de videogame é a que lidera o ranking, tendo sido citada por 86% dos respondentes. Na sequência, os celulares, com 85%, e as TVs, cerca de 83% de menções.

Porém, é preciso cuidado na hora de aproveitar todos esses eventos sem comprometer as finanças em 2023, principalmente na reta final de um ano em que a inflação e os juros altos foram protagonistas.

Querer aproveitar todas as promoções que este momento proporciona sem se endividar e comprometer o orçamento do ano que vem é uma expectativa tão difícil de se concretizar quanto a de visitar as Cataratas do Iguaçu e sair seco.

Abaixo, seguem algumas dicas para passar por este período com mais consciência e planejamento.

O 13º a seu favor

O 13º pode te ajudar a aproveitar essa Black Friday e os eventos de fim de ano, mas, antes de tudo, é preciso arrumar o orçamento. Esforce-se para quitar suas dívidas e contas em atraso com esses valores. Separe uma parte para pagar as contas que surgem no início do ano, como IPVA e IPTU.

Outra forma é poupar e investir um valor todo mês para ter o valor desses impostos pagos à vista no final do ano é sempre uma ótima alternativa.

Atenção aos preços

Na Black Friday é possível encontrar produtos com excelentes preços, porém, cuidado com as supostas promoções, que basicamente propõem a metade do dobro. Pesquise os preços dos produtos que você tem interesse no decorrer do ano.

Assim, quando chegar o mês de novembro, você saberá realmente se valem a pena ou não, evitando muito as compras por impulso. Hoje em dia existem sites que mostram o histórico de preços, facilitando ainda mais sua consulta.

É importante ter consciência que a existência da Black Friday não condiciona você a comprar algo. Por isso, tente usar as três perguntas direcionadoras do consumo: Eu quero? Eu preciso? Eu posso?

Educação financeira e investimentos em promoção

Assim como os produtos tradicionais, conteúdos de educação financeira e investimentos, como cursos, certificações, eventos e até produtos, também têm seus valores reduzidos ou rentabilidades aumentadas. Essa é uma ótima oportunidade para se desenvolver e potencializar seus retornos.

Compre presentes, viaje, curta muito o fim de ano. Só não deixe o modo Zeca Pagodinho lhe dominar: "Deixa a vida me levar, vida leva eu".

Se você terminou 2022 no vermelho com acúmulo de dívidas, talvez não seja hora de comprar e, sim, equilibrar seus ganhos e despesas para ter um ano de 2023 mais tranquilo.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado