Expectativa: nadar no dinheiro. Realidade: morrer na praia

Quem nunca se imaginou nadando numa piscina de dinheiro tal como o Tio Patinhas?! Essa é a expectativa da grande maioria dos brasileiros. Entretanto, a realidade mais frequentemente acaba sendo como a do Pato Donald, de "morrer na praia" financeiramente. Mas, entre nós, vamos combinar que tanto a avareza do primeiro quanto o azar do segundo não permitem usufruir da real liberdade financeira, aquela na qual podemos escolher o que queremos. Essa liberdade só é possível com conhecimento e organização financeira.

Erroneamente, muitos acreditam que educação financeira se restringe à quantidade de dinheiro, quando na verdade ela é sobre emoções e comportamentos. Ter clareza de prioridades e objetivos de vida, adotar o consumo consciente, ser criativo para realizar seus desejos e eliminar crenças antigas são o cotidiano de uma pessoa educada financeiramente. Só que, para se tornar essa pessoa, é necessário reprogramar nossa mentalidade. No geral, o comportamento padrão segue a sequência de prioridade de pagar contas, satisfazer outras necessidades e, se sobrar algum dinheiro, guardar. No entanto, com essa ordem, nunca sobrará dinheiro para poupar, pois sempre precisamos ou queremos algo antes de guardar.

Um comportamento financeiro saudável deve seguir a ordem de pagar contas, guardar e, por último, realizar novos gastos. Ou seja:

1. Pagar contas: priorizar despesas essenciais como comida, gás, luz e aluguel.

2. Guardar: mesmo que seja pouco, é importante poupar. Esse valor será o início da sua liberdade financeira e serve como motivação.

3. Novos gastos: atenda aos seus desejos e necessidades, mas com responsabilidade.

A avareza do Tio Patinhas ao juntar cada centavo também não é um comportamento saudável. Isso porque traz ansiedade e faz a pessoa viver na escassez, o que prejudica muito o equilíbrio emocional. Investir valores menores de forma contínua e disciplinada, além de respeitar a sua realidade financeira trazendo leveza, permite que seu dinheiro cresça ao longo do tempo, aproveitando os benefícios dos juros compostos e criando um colchão financeiro robusto sem tornar isso um peso.

Portanto, a chave para transformar a expectativa de "nadar em dinheiro" em realidade é a educação financeira para investir valores menores recorrentemente. Ao adotar hábitos financeiros saudáveis, você construirá uma base sólida para a liberdade financeira.

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.