Veja 3 dicas para não sofrer com o seu planejamento financeiro

Ler resumo da notícia
A busca por informações sobre planejamento financeiro nunca esteve tão em alta. O brasileiro, historicamente adaptável às oscilações da economia, passou a encarar o orçamento familiar com um olhar mais atento diante do aumento do custo de vida.
Conforme a pesquisa realizada pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), 45,8% dos entrevistados não realizam um controle do seu orçamento, sendo que quase 30% o fazem apenas "de cabeça". Com a inflação em alta, que afeta desde a cesta básica até contas fixas como energia e aluguel, muitas famílias identificaram a necessidade de rever seus hábitos.
O estudo ainda revela que boa parte dos brasileiros reconhece a falta de organização para lidar com o próprio dinheiro. Como fazer dessa necessidade um momento mais tranquilo e sem sofrimento?
1) Considere priorizar o essencial e ajustar gastos extras
Em momentos de alta da inflação é fundamental focar nos custos básicos - como alimentação, moradia, saúde e educação - e rever os gastos variáveis. O que pode ser adiado, substituído por opções mais econômicas ou até eliminado? Ferramentas simples, como planilhas ou aplicativos gratuitos de finanças pessoais, ajudam a visualizar para onde o dinheiro está indo e facilitam cortes sem comprometer o que é realmente necessário.
2) Crie um plano realista para o seu dinheiro
Organizar o orçamento não precisa ser complicado, muito menos moroso. Um método simples é dividir sua renda em três categorias:
- Necessidades básicas (como moradia, alimentação e transporte);
- Objetivos financeiros (investimentos, reserva de emergência ou pagamento de dívidas) e;
- Gastos flexíveis (lazer, compras pessoais e outras despesas não essenciais).
O segredo está em adaptar as escolhas que influenciam os seus gastos flexíveis para manter um equilíbrio. Em tempos de inflação alta, vale considerar a proteção do seu orçamento contra imprevistos.
3) Adapte metas financeiras ao momento atual
Planejamento não significa rigidez. Em tempos de alta nos preços, é inteligente revisar prazos e valores de objetivos financeiros. Se economizar para uma viagem, curso ou qualquer outro projeto ficou mais difícil, estenda o prazo ou busque alternativas mais viáveis. Reavaliar a realização de um sonho não é fácil, porém é essencial ser racional e manter o hábito de poupar - mesmo que com pequenos valores - para continuar avançando em direção aos seus objetivos.
Ter o dinheiro organizado vai além de sobreviver aos desafios econômicos do momento. É sobre estar preparado para imprevistos, realizar sonhos e construir uma vida financeira mais leve e estruturada. O planejamento financeiro não precisa ser um fardo - pelo contrário, ele oferece liberdade para fazer escolhas mais conscientes, permite aproveitar oportunidades e aproxima você dos objetivos que realmente importam. Afinal, com educação financeira, quem sabe onde quer chegar encara as turbulências do caminho com muito mais tranquilidade.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.