Opinião

Planejamento Financeiro para Casais: O Segredo para um Amor Sem Dívidas

Era noite do Dia dos Namorados! Clara e Maurício decidiram ter "a conversa". Não sobre sentimentos, ciúmes ou aquela vez que um deles esqueceu o aniversário de namoro. Mas sobre algo muito mais delicado… dinheiro.

Tudo começou de forma inocente, com planos grandiosos e metas empolgantes. Queriam viajar o mundo, comprar um apartamento com uma varanda cheia de plantas e, talvez, abrir um negócio, juntos. Mas à medida que sonhavam, somavam custos e despesas, algo começou parecer suspeito:

— Maurício, onde estão aqueles R$ 800 que guardamos no mês passado?

— Ah… então… — ele pigarreou, desconfortável.

O olhar inquisidor de Clara perfurou o silêncio. Maurício suava. O clima ficou tenso.

Com uma risada nervosa, ele confessou:

— Eu… eu investi!

Agora foi a vez de Clara suar.

— No quê?

Continua após a publicidade

— No… no curso de como ficar rico rápido com criptomoedas!

Silêncio absoluto. Maurício parecia ouvir o cérebro de Clara processando a informação.

De repente, Clara começou a rir. Primeiro baixinho, depois mais forte. Maurício, confuso, riu junto. Eles perceberam algo essencial: o sonho conjunto declara a intenção de um compromisso maior, mas são as atitudes do dia a dia baseadas em respeito e confiança que sustentam o amor.

A partir daquele dia decidiram ajustar a rota:

  • Adotaram um plano financeiro conjunto que respeitou a participação proporcional de cada um no orçamento do casal;
  • Estabeleceram metas reais que indicavam orçamento e data para a realização;
  • Combinaram buscar conhecimento em fontes confiáveis para tomarem decisões mais sábias.

Maurício nunca mais investiu em promessas mágicas. Clara encontrou segurança em um planejamento bem estruturado. E ambos mergulharam no mundo dos investimentos para agilizar a realização dos seus sonhos. Afinal, educação financeira no relacionamento não é só sobre dinheiro, é sobre confiança, parceria e muitos, muitos aprendizados.

Continua após a publicidade

Esta é uma história de ficção. Qualquer semelhança com pessoas reais, vivas ou falecidas, eventos ou situações é coincidência. Tudo foi criado para fins exclusivamente narrativos. Mas, caso você tenha se identificado em algum momento específico, tenho algumas sugestões:

  • 12 cursos interativos e gratuitos sobre Educação financeira e Investimentos no app do PagBank, todos com avaliação acima de 4,5 em 5!
  • Webséries sobre plano de investimentos para sonhos específicos (Rende com a Gente 2), interferência do dinheiro nas relações familiares (Dinheiro sem Tabu 2), a importância da Independência Financeira Feminina. Todos disponíveis no canal do Youtube do PagBank e nas principais plataformas de áudio.
  • E se preferir um aprendizado mais leve e divertido, conheça os jogos digitais gratuitos do app do PagBank. Você encontrará o Duelo dos Investimentos, inspirado no clássico Super Trunfo onde o jogador duelo com oponentes por meio de cartas que representam formas de guardar e investir suas economias; e o Crushing Cripto, que desvenda o universo dos Criptoativos e suas estações na lógica no Candy Crush.

É isso, com amor e planejamento, qualquer obstáculo se transforma em um novo capítulo.

Feliz Dia dos Namorados!

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.