Emprego no Brasil e inflação nos EUA: o que movimenta o mercado hoje |
|
Bom dia, investidores, Veja quais são os destaques desta sexta-feira (28): - Americanas: CVM tem 11 investigações sobre a empresa
- IBGE divulga dados sobre o desemprego no Brasil em maio
- Estados Unidos: dados da inflação podem ter impacto nos juros
Americanas: CVM tem 11 investigações sobre a empresa- Além da Polícia Federal, que ontem (27) deflagrou uma operação para investigar fraudes na Americanas, a Comissão de Valores Imobiliários (CVM) tem dois inquéritos, um processo administrativo sancionador e oito processos administrativos relacionados à empresa.
- Cinco ex-executivos, que não foram investigado pela operação da PF de ontem, venderam ações antes dos problemas contábeis da Americanas serem divulgados em janeiro do ano passado.
- Nenhuma das investigações foi concluída ainda; à Folha, a CVM disse que mantém cooperação com o Ministério Público Federal para compartilhar informações sobre assuntos de interesse comum.
- A operação da PF de ontem teve como alvo 14 ex-dirigentes das Americanas; Miguel Gutierrez (ex-CEO) e Anna Saicali (ex-diretora) tiveram mandado de prisão decretado.
IBGE divulga dados sobre o desemprego no Brasil em maio- Hoje, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga dos dados de maio da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) sobre o desemprego.
- Na última divulgação, feita em maio, o instituto registrou taxa de desemprego de 7,5% no primeiro trimestre de 2024; foi a menor taxa de desocupação para um primeiro trimestre desde 2014.
- Houve recorde também no número de empregados com carteira de trabalho no setor privado: 38,188 milhões, o maior da série histórica da PNAD Contínua, que começou em 2012.
Estados Unidos: dados da inflação podem ter impacto nos juros- Também hoje, o governo dos Estados Unidos divulga o índice de preço de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) de maio; essa é a medida da inflação do país.
- O dado é importante porque ajuda a orientar o Federal Reserve na sua decisão a respeito de cortes (ou manutenção) da taxa de juros.
- Desde o começo do ano, o mercado espera que o comitê de política monetária do Fed faça pelo menos um corte nos juros do país, que estão em 5,25% e 5,50%.
- Mostras que de que inflação estejam sob controle podem favorecer cortes; analistas do mercado esperam uma alta de 0,3% em maio.
Veja o fechamento de dólar e Bolsa na quinta-feira (27): - Dólar: -0,22%, a R$ 5,5075.
- B3 (Ibovespa): 1,36%, aos 124.307,83 pontos
PUBLICIDADE | | |