Só para assinantesAssine UOL

Sabesp (SBSP3) envia aos municípios proposta de alteração dos contratos de concessão

A Sabesp (SBSP3) informou por meio de fato relevante que o Estado de São Paulo enviou ofícios aos municípios operados pela companhia com propostas de alterações nas condições dos contratos de concessão em vigor, em linha com o novo Marco Legal do Saneamento.

Segundo o texto, o novo contrato prevê:

  • a antecipação do atingimento das metas de universalização estabelecidas no Novo Marco Legal do Saneamento para 2029, resguardados eventuais prazos inferiores previstos contratualmente;
  • A extensão do prazo de duração do contrato de concessão para 2060;
  • A obrigação de atendimento, pela Sabesp, da população residente em núcleos urbanos informais consolidados e áreas rurais, de modo a abranger todo o território municipal;
  • Detalhamento dos investimentos a serem realizados em cada município.

Ainda de acordo com o fato relevante, a comunicação reafirma os compromissos de aumento e antecipação de investimentos, redução de tarifas e melhoria dos serviços de saneamento. Segundo a Sabesp, o objetivo é dar previsibilidade e transparência para a estrutura regionalizada, considerando infraestruturas já compartilhadas, além de detalhar em contrato as obrigações específicas da companhia em relação a cada município, incluindo metas de cobertura, principais obras e investimentos.

Na comunicação, a companhia também trata da privatização, destacando que o Estado de São Paulo visa:

  • Antecipação da universalização na prestação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário;
  • Inclusão de população não atendida atualmente pela Sabesp;
  • Redução tarifária, com foco na população mais vulnerável;
  • Incremento na qualidade da prestação dos serviços;
  • Prorrogação contratual até 2060;
  • Efetivação da regionalização instituída pela Lei nº 17.383/2021, de modo a garantir a uniformidade necessária para a implantação, operação e resiliência da infraestrutura compartilhada;
  • Previsibilidade das partes quanto à regulação, fiscalização e devida implementação dos investimentos necessários à universalização e à adequada prestação dos serviços.

Segundo a Sabesp, a extensão do prazo contratual das concessões até 2060 para os municípios que aderirem "representará a ampliação da duração de concessões relevantes para a companhia", acrescentando que o Estado está finalizando as providências para envio do projeto de lei para obter autorização para a desestatização.

Sabesp (SBSP3), Metrô e CPTM devem entrar em greve nesta terça-feira (3)

Os trabalhadores da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp (SBSP3), o metrô e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) emitiram um comunicado de que vão parar na próxima terça-feira (03 de outubro).

Continua após a publicidade

paralisação da Sabesp, metrô e CPTM acontece em decorrência de afirmações do atual governador do estado, Tarcísio de Freitas, de que pretende privatizar os serviços de transporte público sobre trilhos e saneamento básico e fornecimento de água de São Paulo.

A partir das 00h do dia 03 de outubro, segundo publicação em do Sindicato dos Metroviários de SP, os serviços irão parar, em uma greve unificada de 24 horas. A paralisação une as discussões dos três serviços, indo contra:

  • O leilão da Linha 7 - Rubi, que está para ser privatizada no início de 2024;
  • A tramitação da privatização da Sabesp na Assembleia Legislativa do Estado;
  • As terceirizações do metrô.

Também no dia 03, está marcada uma assembleia virtual dos grupos às 18h30 para debater as terceirizações e privatizações previstas. Segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (Sintaema), José Antonio Faggian, espera-se reunir uma grande maioria dos profissionais de todo o estado, além da presença de parlamentares e representantes de outras categorias.

Quais linhas de metrô vão parar em São Paulo?

No dia 3, as linhas de metrô que devem aderir à greve são a 1-Azul, a 2-Verde, a 3-Vermelha e a 15-Prata.

Continua após a publicidade

"É um movimento reivindicatório, mas também de protesto", resumiu a presidente do Sindicato dos Metroviários e Metroviárias de São Paulo, Camila Duarte Lisboa.

Para a Agência Brasil, a sindicalista mencionou que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda do trem de São Paulo, cuja gestão passou para a ViaMobilidade,  apresentam falhas frequentemente e já registraram atrasos e descarrilamentos.

A ViaMobilidade, em nota, confirmou que as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionarão normalmente na próxima semana.

As linhas 4-Amarela e 5-Lilás também devem seguir seu funcionamento normal.

A greve de metrôs, CPTM e Sabesp está marcado para a próxima terça-feira, dia 3 de outubro.

Desempenho das ações da Sabesp

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes

As mais lidas agora