Só para assinantesAssine UOL

Semana de ETFs: veja como diversificar seu portfólio em 2025

Os ETFs (Exchange Traded Funds) estão crescendo no mercado de capitais no Brasil. De acordo com dados da B3, os chamados fundos de índice chegaram ao final de 2024 com patrimônio de R$ 54 bilhões, ante R$ 47 bilhões no final de 2023, e mais de 713 mil investidores, ante 601 mil em dezembro do ano anterior.

Pensando nisso, o Suno Notícias vai trazer, entre os dias 17 e 21 de fevereiro, uma série especial de conteúdos voltados para as oportunidades no mercado de ETFs, sejam eles de renda fixa, renda variável, nacionais ou internacionais.

Durante cinco dias, o portal trará matérias com análises feitas por especialistas, com o objetivo de orientar os leitores a fazer melhores escolhas em seus investimentos.

Essa iniciativa conta com o apoio da Suno e o patrocínio da Investo, reconhecida como a maior gestora independente de ETFs no Brasil.

Para acompanhar todos os conteúdos exclusivos da semana temática, basta acessar o link disponibilizado, onde serão reunidas todas as matérias e novidades publicadas ao longo da semana.

Dia 1 (10/02) - ETFs vs Fundos de Investimento Tradicionais: em qual investir?

No primeiro dia da semana temática, serão abordadas as principais diferenças entre os ETFs e os fundos de investimento tradicionais. A partir disso, o investidor poderá entender o que são ETFs, como funcionam e quais são as vantagens e desvantagens em relação aos fundos tradicionais.

Além disso, será discutido para qual perfil de investidor cada opção é mais indicada e como o cenário macroeconômico atual pode influenciar a escolha entre eles. A Investo, por exemplo, tem algumas opções de ETFs e se propõe a trazer essas alternativas para a diversificação de patrimônio.

Dia 2 (11/02) - Diversificação global com ETFs: conheça essa forma de investir no exterior

No segundo dia, será mostrado como os ETFs podem ser uma forma simples e eficiente de investir no exterior. Com a valorização do dólar e o cenário econômico incerto no Brasil, a diversificação global tem se tornado uma estratégia importante para proteger o patrimônio.

Continua após a publicidade

Assim, é possível saber como investir em ETFs internacionais sem precisar abrir uma conta no exterior ou comprar dólar. A Investo traz alguns exemplos de ETFs de renda fixa e renda variável referentes ao mercado global.

Dia 3 (12/02) - ETF de renda fixa ou de renda variável: entenda as diferenças e saiba qual é o melhor para você

No terceiro dia, vamos mergulhar nas diferenças entre ETFs de renda fixa e renda variável. Isso porque os de renda variável são mais conhecidos, enquanto os de renda fixa ainda são uma novidade para muitos investidores.

Assim, pode-se entender qual tipo de ativo é mais indicado para o seu perfil e como o cenário macroeconômico atual pode influenciar a escolha entre eles. Além disso, vamos explorar as vantagens e desvantagens de cada um e como eles podem se complementar em uma carteira diversificada.

Dia 4 (13/02) - Você já ouviu falar em investimentos alternativos? Saiba como isso pode "turbinar" sua carteira

No quarto dia, serão explorados os investimentos alternativos, como ouro, criptomoedas, private equity e fundos de infraestrutura, e como os ETFs podem ser uma forma acessível de acessar esses mercados.

Em um cenário de incertezas, esses ativos podem oferecer oportunidades interessantes para diversificar e potencializar os ganhos. A Investo também tem ETFs alternativos em seu portfólio de produtos, como de criptomoedas, private equity e biotecnologia.

Dia 5 (14/02) - ETFs e aposentadoria: como construir uma carteira para viver de renda

Encerrando a semana, será abordado como os ETFs podem ser uma ferramenta interessante para construir uma carteira de renda passiva voltada para a aposentadoria.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.