Só para assinantesAssine UOL

Taxa de juros: veja como foi a evolução da Selic nos últimos 8 anos

A Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, tem impacto direto no dia a dia da população e também nos investimentos. Dentre os principais motivos para isso está o fato de que os bancos usam a taxa como referência para definir os juros de seus empréstimos e os rendimentos das aplicações financeiras.

Alguns setores da Bolsa de valores são menos sensíveis às variações da taxa Selic, como os próprios bancos. Já as empresas de construção civil, por exemplo, costumam reagir de forma mais significativa a essas mudanças, uma vez que tendem a ser mais demandadas quando os juros estão baixos.

Fato é que a definição da Selic é responsabilidade do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central (BC), que se reúne a cada 45 dias para decidir se mantém, reduz ou aumenta a taxa.

O processo envolve apresentações técnicas da equipe do Banco Central, seguidas de discussões a portas fechadas que duram dois dias. Somente após esse período, o comitê anuncia oficialmente a decisão.

A principal finalidade da Selic é servir como um instrumento de controle da inflação. Seu ajuste depende de vários fatores, mas os dois mais relevantes são a inflação e o nível de atividade econômica.

A taxa Selic já registrou valores extremos ao longo dos anos. O menor nível foi de 1% ao ano, em novembro de 1997. Por outro lado, a taxa atingiu seu pico máximo em março de 1999, chegando a 45% ao ano.

Atualmente, a taxa de juros da economia brasileira é de 13,25%. O patamar foi fixado pelo Copom em sua última reunião, no dia 29 de janeiro de 2025, como forma de tentar controlar a inflação, que está fora do teto da meta do Banco Central, e de amenizar os riscos fiscais do País.

Confira a seguir como se deu a evolução da Selic nos últimos 8 anos:

Enquanto uns temem a crise, outros lucram com ela. E você?

Os investidores mais bem-sucedidos sabem: é nos momentos de incerteza que surgem as melhores oportunidades. Não deixar o medo tomar conta é a chave para o sucesso.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.