Só para assinantesAssine UOL

Tempo: qual a melhor escolha para seus investimentos e sua vida?

O sucesso no mercado de investimentos exige muito estudo e dedicação. É preciso conhecer a fundo as características de cada produto, entender suas vantagens e desvantagens, descobrir como eles são impactados pelas notícias e tentar se antecipar às mudanças no cenário de médio e longo prazo para maximizar a rentabilidade.

Para conquistar essa bagagem é preciso contar com a mercadoria mais escassa da atualidade. E não estamos falando de petróleo, ouro, outro metal precioso ou alguma commodity misteriosa. Estamos falando de tempo.

"Tempo é dinheiro", diz o antigo ditado, atualizado em tempos da chamada "economia da atenção". Em um cenário em que gadgets e aplicativos disputam as horas vagas e, muitas vezes, interferem até mesmo na produtividade das pessoas, torna-se cada vez mais complexo encontrar tempo para dedicar-se a algo que está fora do escopo de trabalho.

"Tempo não é dinheiro, tempo é vida", provocou o head da Suno Research, Victor Montezuma durante bate-papo no Suno Invest, realizado neste fim de semana em São Paulo. Ele chama a atenção para o fato de que investir não deve ser um fim em si mesmo, mas um meio para realizar sonhos e objetivos. Ele brincou que às vezes ouve de clientes de consultoria que o melhor momento do mês é o encontro com o consultor. "Olha, me desculpe, mas sua vida está sem graça", disse.

Investimentos: tempo para o mínimo, especialista para o máximo

Uma pessoa que dedicar uma hora por dia útil a estudar sobre investimentos vai conseguir acumular, por ano, cerca de 250 horas, um número pequeno perto do que os analistas de mercado precisam para poder atuar com segurança. Mas que já pode servir como um mínimo para que o cliente de uma assessoria ou consultoria não chegue aos encontros sem saber o que quer alcançar como investidor.

"Conhecer sobre investimentos é um ato de liberdade. É muito importante conhecer o que se quer e onde se quer chegar. Ao mesmo tempo, é compreensível não conseguir, não é um caminho viável para quem tem outras ocupações na vida, um engenheiro, um médico, advogado ou profissional de marketing", admite.

Para essas pessoas, então, é fundamental buscar um especialista. "Tempo é fundamental. Se você não tiver um especialista, esse é o ativo mais valioso que você tem. Mas, se você não tiver, estude o mínimo para saber o suficiente para ter um plano", completa Victor Montezuma ? ele próprio um especialista.

Este material foi elaborado exclusivamente pelo Suno Notícias (sem nenhuma participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo nenhum tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco. Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.