IPCA
0,46 Jul.2024
Topo

Azul (AZUL4) e Gol (GOLL4) são 'cortadas' por analistas do BTG; veja

25/05/2023 11h15

Em novo parecer sobre as companhias aéreas, os analistas do BTG Pactual rebaixaram suas recomendações para a Gol (GOLL4) e a Azul (AZUL4), mantendo agora ambas as companhias com recomendação neutra.

O preço-alvo passou a ser de R$ 20 para as ações da Azul e de R$ 10 para as ações da Gol.

"Muitas empresas adotaram programas rígidos de gestão de responsabilidades durante a pandemia.
Gol e Azul acabam de anunciar grandes reestruturações de dívidas, ambas implicando algum tipo de
diluição de capital, enquanto a LATAM passou por um longo processo de Chapter 11[recuperação judicial nos EUA]. Copa e A Volaris foi a única empresa sem grandes reestruturações de dívidas, principalmente devido A alavancagem financeira historicamente conservadora da Copa enquanto o Volaris se beneficiava do setor consolidação no México, acelerando a transição para o ambiente pós-pandemia", diz a casa.

"Mudamos temporariamente nossas preferências setoriais e agora privilegiamos players internacionais
(Copa, LATAM e Volaris são todos BUYs) vis-à-vis nomes nacionais (Gol e Azul agora neutras)", completaram os analistas do BTG.

Segundo os especialistas, essa mudança deriva de:

  • Maior espaço para crescimento de volume nas rotas internacionais, já que estas linhas ficaram para trás crescimento mais rápido do tráfego doméstico, principalmente no Brasil
  • Melhores condições financeiras alavancagem devido ao menor endividamento de players estrangeiros vs. nomes brasileiros
  • Cenário competitivo relativamente melhor em mercados ex-Brasil, que se beneficiaram de
    consolidação mais estrutural do setor, enquanto o mercado aéreo brasileiro não
    movimentos
  • Maior instabilidade no mercado brasileiro devido às altas taxas de juros e pressão doméstica para reduzir passagens aéreas
  • Avaliação de curto prazo mais barata (média EV/EBITDA 23 para Copa, LATAM e Volaris de 5,0x vs. média de 6,0x para Gol e Azul)

Desempenho das ações da Azul e Gol

No acumulado dos últimos cinco dias, as ações da Gol caíram cerca de 2%. No acumulado de 2023, os papéis, os papéis sobem 14%.

Já a Azul acumula 7% de avanço nos últimos cinco dias, e no ano de 2023 os papéis sobem mais de 50%.