Vibra (VBBR3) tem forte queda no Ibovespa hoje; ações caem após 'não' da Petrobras (PETR4)
As ações da Vibra Energia (VBBR3) são negociadas em queda nesta segunda (29) no Ibovespa hoje. O movimento ocorre após a Petrobras (PETR4) classificar como "inverídicos" os rumores de que compraria ações da antiga BR Distribuidora.
"A Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras, em relação às notícias veiculadas na mídia, informa que não está participando de qualquer ação coordenada com a Previ ou outra instituição com o objetivo de adquirir as ações de emissão da empresa Vibra Energia e que são inverídicas as matérias acerca do assunto", comentou a empresa em comunicado arquivado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) na sexta (26).
Por volta das 14h30, as ações da Vibra caiam 3,56%, ao preço de R$ 16,51. Essa era a segunda maior queda do Ibovespa hoje na ocasião. Confira o gráfico com o comportamento dos papéis nos últimos doze meses:
No comunicado, a Petrobras reforçou que "eventuais ações em relação à aquisição de participação em qualquer empresa exigem análise cuidadosa sob a perspectiva de gestão de portfólio e devem ser conduzidas com observância das práticas de governança e os procedimentos internos aplicáveis".
A companhia reforça o seu compromisso com a ampla transparência dos processos de gestão de seu portfólio e que fatos relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado.
De acordo com as informações publicadas pela plataforma TC Scoop, o Governo Federal teria solicitado que a Petrobras e a Previ, fundo de pensão do Banco do Brasil (BBAS3), fizessem um estudo sobre a possibilidade de compra de participação na empresa de energia.
Refinaria Refap não será mais vendida, diz presidente da Petrobras
O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, disse que a refinaria Refap não será mais vendida. A fala do executivo ocorreu na sexta (26), durante reunião que aconteceu na sede da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).
A refinaria fazia parte de uma lista de ativos que podem ser privatizados, conforme o plano de desinvestimento da Petrobras instituído em meados de 2018, durante o governo de Michel Temer (MDB).
"A Refap não será vendida. Não é, em absoluto, um ativo colocado no mercado. É claro que esse processo todo de revisão ainda está em curso, porque temos um plano estratégico em andamento para o ano que vem e alguns ajustes precisam ser feitos", disse o presidente da petroleira.
Enquanto as ações da Vibra estavam entre as maiores quedas do Ibovespa hoje, os papéis da Petrobras apresentavam uma leve recuo de 0,34%, aos R$ 26,71.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.