Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Luiz Barsi vai às compras e ultrapassa 5% na AES Brasil (AESB3); veja

06/06/2023 04h29

O megainvestidor Luiz Barsiaumentou sua participação societária na AES Brasil (AESB3), passando a deter 5% do total de ações emitidas pela companhia.

A informação da compra de ações por parte de Luiz Barsi foi confirmada em comunicado ao mercado divulgado pela AES no fim desta segunda-feira (6).

O volume total de ações detidas é de 30,1 milhões de ações ordinárias AESB3.

"O Sr. Luiz Barsi Filho informou ainda que a operação visa exclusivamente o investimento de médio e longo prazo na Companhia", consta no comunicado.

O aumento da posição acionária ocorre em meio ao aumento da volatilidade na empresa. De abril até metade de maio os papéis tiveram um rali, saindo do patamar de R$ 10 para mais de R$ 12, subindo cerca de 25%.

Do 'pico' da cotação para cá, em cerca de 20 dias, foram 5% de retração - momento em que Barsi fez a aquisição dos papéis.

À época, o rali ocasionado em maio veio em meio aos rumores de que a companhia buscava um sócio estratégico e que haveria uma crescente demanda por energia de fontes renováveis, somado ao grande potencial do Brasil para projetos eólicos e solares.

Mais recentemente, a companhia também passou por mudanças na sua gestão, o que não teve grande impacto imediato na cotação das ações.

Presidente da AES renunciou ao cargo

O conselho de administração da companhia comunicou no dia 30 de maio que recebeu a carta de renúncia da diretora-presidente da companhia, Clarissa Della Nina Sadock Accorsi, por motivos pessoais, com efeito a partir do dia 30 de junho.

Durante esse período, Rogério Pereira Jorge, atual vice-presidente comercial, acumulará suas funções com as de diretor-presidente., no lugar da CEO Clarissa Della Nina Sadock

A Vibra (VBBR3) anunciou também no dia 30 de maio que promoveu uma reestruturação organizacional, criando duas novas vice-presidências e nomeando Augusto Ribeiro como vice-presidente executivo de Finanças, Compras e RI, com prazo de gestão de dois anos, a partir de 3 de julho de 2023.

Para a nova vice-presidência de Energia Renovável e ESG, foi escolhida Clarissa Sadock. Já para nova vice-presidência de Gente e Tecnologia, foi nomeado Aspen Andersen.