PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Como sair da poupança? Assista e tire essa e outras dúvidas de investimento

Conteúdo exclusivo para assinantes

Do UOL, em São Paulo

02/09/2020 15h47

No Papo com Especialista desta quarta-feira (2), o economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, falou sobre investimentos e respondeu a dúvidas dos leitores.

O Papo com Especialista, do UOL Economia+, é uma conversa semanal em vídeo, ao vivo, com especialista em finanças, para tirar dúvidas sobre investimentos. A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30.

Confira algumas perguntas que o César Esperandio respondeu neste encontro.

Tenho reserva na poupança. Como faço para aplicar em outra coisa?

César Esperandio: Para aplicar em qualquer outro investimento, é necessário abrir conta em uma corretora. Tanto a abertura como a manutenção da conta são gratuitas na maioria das corretoras. Depois disso, transferir o dinheiro para sua nova conta e escolher onde deseja investir. Recomendo que faça a migração da poupança para outras modalidades de investimentos gradualmente para ganhar afinidade e não se sentir desconfortável, sempre se lembrando de diversificar os investimentos.

Ah! não se esqueça de buscar investimentos com algumas características semelhantes à poupança, mas com melhores rentabilidades, caso esteja buscando formar sua reserva de segurança/emergência: a possibilidade de sacar a qualquer momento (liquidez imediata) e risco baixo (sem o sobe e desce típico de investimentos mais arriscados).

Quais investimentos rendem mais que 5% ao ano, com baixo risco e isentos do pagamento de IR?

César Esperandio: Há alguns títulos de renda fixa, como a LCI e a LCA, que são isentos de Imposto de Renda. De todo modo, há de se comparar títulos com características semelhantes que cobram esse imposto a fim de comparar as rentabilidades.

Para LCIs/LCAs de maiores rentabilidades, normalmente há possibilidade de resgate do investimento apenas na data de vencimento. Na data de hoje, há LCIs/LCAs com retornos de 6% ao ano, mas com possibilidade de resgate apenas após três ou quatro anos, diferentemente da poupança, que rende muito menos, mas permite resgate a qualquer momento.

O UOL Economia+ é uma plataforma de conteúdo, destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE