IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Café com Mercado: de olho em declaração de Trump e veto de Bolsonaro

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/09/2020 08h00

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, em vídeo e texto, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. O mercado ficou fechado nesta segunda-feira (7) no Brasil e nos EUA.

Na sexta-feira (4), o Ibovespa fechou em alta de 0,52%, acompanhando as Bolsas dos EUA. O dólar também fechou em alta de 0,33%, cotado a R$ 5,308 na venda.

No cenário internacional, o presidente Donald Trump acendeu um alerta, neste fim de semana, ao afirmar que estuda a possibilidade de dissociar a economia americana e a economia chinesa. Segundo ele, isso não traria perdas para os EUA.

Além disso, Trump também afirmou que a oposição não está interessada em chegar a um acordo sobre novos estímulos à economia, pois, segundo o presidente, "para eles quanto pior, melhor", dando a entender que esta seria uma estratégia para colocar o país em dificuldades e beneficiar o candidato da oposição Joe Biden (vice presidente da gestão de Barack Obama).

Contudo, Trump também informou que espera que uma nova vacina contra a covid-19 esteja disponível ainda em outubro, o que pode trazer um alívio ao mercado.

Na Europa, os investidores se animaram com o ministro das finanças da Alemanha, Olaf Scholz, que afirmou que o país estaria disposto a se endividar um pouco mais para manter estímulos econômicos e sustentar o progresso obtido na recuperação pós-pandemia.

Derrubada do veto presidencial

No cenário interno, o foco deve ser a declaração do líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), de que a previsão para esta semana é a derrubada do veto presidencial feito em junho que acabou impedindo a prorrogação do prazo para a desoneração da folha de pagamento de empresas de 17 setores.

Com o veto, os tributos da folha de pagamento dessas empresas iriam subir no início de 2020. Contudo, alguns parlamentares alegam que esse aumento, nesta situação de pandemia, traria uma dificuldade a mais para a recuperação econômica.

Inflação oficial de agosto

Hoje, a agenda econômica de indicadores está vazia. Contudo, espera-se para a semana divulgações de grande importância, como a inflação oficial de agosto (IPCA) no Brasil e dados de empregos nos EUA, na quarta-feira (9), e também a decisão da taxa de juros pelo banco central europeu, na quinta-feira (10).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivo para assinantes, mas está aberto por tempo limitado

Para acessar o ebook, preencha seu nome e e-mail abaixo. Ao clicar em baixar, você concorda com nossa Política de Privacidade e aceita receber e-mails sobre o UOL Investimentos.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.