IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quais os prós e contras de fundos imobiliários? Tire essas e outras dúvidas

Do UOL, em São Paulo

09/09/2020 19h17

O economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, falou no Papo com Especialista desta quarta-feira (9) sobre investimentos e respondeu perguntas dos leitores sobre temas como ações de longo prazo e Fundos Imobiliários.

O Papo com Especialista, do UOL Economia+, é uma conversa semanal em vídeo, ao vivo, com especialista em finanças, para tirar dúvidas sobre investimentos e finanças pessoais.

A live desta quarta-feira (9) já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, mas por enquanto está aberto a todos. Assista!

Confira algumas perguntas respondidas pelo especialista

Quais são os prós e contras do day trade e dos investimentos em ações de longo prazo?

César Esperandio: Dentre algumas características, no day trade [estratégia que tenta lucrar com a compra e venda de ações dentro de um único dia] há maior risco e mais incidências de taxas de corretagens. Enquanto no investimento em ações de longo prazo, ao escolher uma ação adequada, os riscos são menores e não há a necessidade de acompanhamento minuto a minuto de todo noticiário que pode impactar no preço das ações.

Quais as vantagens e desvantagens de comprar fundos imobiliários?

César Esperandio: Os FIIs [Fundos de Investimentos Imobiliários] são investimentos de renda variável com gestores profissionais, cujos patrimônios são basicamente imóveis. Ou seja, você se torna cotista do fundo de investimento imobiliário, que, em geral, é detentor de alguns imóveis. Um contra: há taxas de administração por esse serviço.

Mas as vantagens são: comparativamente ao comprar um imóvel de fato, o investimento inicial é muito menor (normalmente a partir de R$ 500); é muito mais fácil de se desfazer do investimento; na maioria dos fundos, há diversificação em diversos ativos e inquilinos, diminuindo o risco de vacância e inadimplência, além de não ter que lidar com a burocracia da administração dos imóveis, já que há uma equipe para cuidar disso.

O UOL Economia+ é uma plataforma de conteúdo, destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.