IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Café com Mercado: investigação a bancos nos EUA, ata do Copom e duas ações

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/09/2020 08h00

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, em vídeo e texto, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. Ontem (21), o Ibovespa fechou com baixa de 1,32%, enquanto o dólar teve alta de 0,43%, cotado a R$ 5,40 na venda.

Hoje (22), os investidores devem continuar monitorando a situação da investigação de grandes bancos por parte do governo dos EUA. Neste final de semana, um grupo de jornalistas divulgou que grandes instituições estão sendo investigadas por operações ilícitas que teriam ocorrido entre 2011 e 2017 e que podem somar mais de US$ 2 trilhões. Dentre os citados, estão HSBC, JPMorgan Chase, Bank of America e Bank of New York Mellon.

Além disso, o receio de que alguns países da Europa voltem para a fase de lockdown (fechamento completo de ruas, comércios e fronteiras), devido ao aumento dos casos de covid-19, ajudou a derrubar os mercados internacionais e o preço do petróleo, pelo temor de que a demanda pelo combustível continue demorando para subir.

Expectativa pelas reformas

No Brasil, continua a expectativa de continuidade das reformas prometidas pelo governo de Jair Bolsonaro. O incerto cenário internacional, juntamente com os temores de que as propostas não aconteçam a tempo de salvar o Orçamento para 2021, continua pressionando o Ibovespa para baixo.

Ata do Copom

Na agenda econômica interna de hoje, as atenções irão se voltar para a ata do Copom (Comitê de Política Monetária), às 8h. A ata indica o porquê da tomada de decisão pela manutenção da taxa de juros a 2% na semana passada e também indica rumos para as decisões futuras.

Nos EUA, o foco será a apresentação do presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, ao Comitê Econômico do Congresso, às 11h30. Powell deverá falar sobre as perspectivas econômicas do país e passará por uma sessão de perguntas e respostas, o que pode gerar volatilidade no mercado.

Fique de olho

De acordo com a empresa de análise de mercado Recomenda Ações, vale ficar de olho nas ações do Burger King Brasil (BKBR3) e da Localiza Hertz (RENT3).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.