PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Café com Mercado: eleições nos EUA, prévia da inflação no Brasil e uma ação

Exclusivo para assinantes UOL Economia+

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/09/2020 08h00Atualizada em 23/09/2020 16h06

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, em vídeo e texto, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. Ontem (22) o Ibovespa fechou com alta de 0,31%, enquanto o dólar teve a terceira alta seguida, com aumento 1,26%, cotado a R$ 5,468 na venda.

O aumento de casos de covid-19 na Europa continua preocupando os investidores com a ameaça de um novo lockdown (fechamento completo das fronteiras) em algumas regiões. Caso essa atitude realmente precise ser tomada, colocará ainda mais em risco a recuperação da economia do bloco.

Além disso, o presidente do Fed (Banco Central americano), Jerome Powell, disse que, apesar dos ganhos acentuados da economia nas últimas semanas, o futuro ainda é altamente incerto. A fala preocupa investidores, pois gera uma sensação de que a situação pode estar pior do que o esperado.

Ainda nos EUA, as atenções começam a se voltar para as pesquisas eleitorais, à medida que as eleições se aproximam. O candidato pelo Partido Democrata, Joe Biden, está oito pontos percentuais à frente de Donald Trump, enquanto em junho a diferença era de 11 pontos em favor do democrata. As eleições estão marcadas para 3 de novembro.

Discurso de Bolsonaro na ONU

O discurso de Jair Bolsonaro ontem (22) na Assembleia das Nações Unidas (ONU) repercutiu em todo o mundo, após o presidente afirmar que o país é vítima de uma campanha de desinformação sobre o desmatamento da Amazônia e do Pantanal. Segundo o presidente, as críticas se devem à grande riqueza da floresta amazônica que acaba atraindo "interesses escusos" de associações brasileiras e internacionais.

O "engavetamento" das reformas tão esperadas pelo mercado e prometidas pelo governo continua preocupando, pois há o risco de que o país não consiga segurar os gastos em 2021 e acabe desrespeitando o teto orçamentário, perdendo a confiança dos investidores.

Prévia da inflação

Na agenda econômica interna de hoje, as atenções irão se voltar para a divulgação da prévia da inflação de setembro (IPCA-15), às 9h, que deve acelerar puxada principalmente por alguns alimentos.

Nos EUA, haverá uma nova fala do presidente do Banco Central americano, Jerome Powell, ao Comitê Econômico do Congresso, às 11h. Além disso, a divulgação dos estoques de petróleo bruto nos EUA, às 11h30, será acompanhada de perto para a precificação da commodity, que vem enfrentando dias de volatilidade devido às incertezas da demanda mundial.

Fique de olho

Fique atento nas ações da Ambev (ABEV3), de acordo com a empresa de análise de mercado Recomenda Ações.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.