IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Café com Mercado: vacina chinesa, reformas, empréstimos bancários e 1 ação

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/09/2020 08h00

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, em vídeo e texto, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. Na sexta-feira (25) o Ibovespa fechou estável, mas não conseguiu evitar queda de 1,31% na semana. O dólar, por sua vez, fechou a semana com alta de 3,29%, cotado a R$ 5,554 na venda.

O mercado internacional respondeu, na sexta-feira, de maneira positiva à aprovação da vacina chinesa pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o que ajudou a diminuir o medo de que a pandemia continue travando a recuperação econômica.

Além disso, ficam mais fortes as expectativas de que republicanos e democratas cheguem a um acordo para liberar mais um pacote trilionário de incentivos econômicos nos EUA, para ajudar empresas e cidadãos e manter o comércio ativo.

Correr com as reformas

No Brasil, o governo tenta correr com a apresentação das reformas tributária e administrativa para que consiga uma aprovação o mais rápido possível. O objetivo das reformas, segundo o governo, é desonerar a folha de pagamentos para fomentar a criação de empregos, enxugar a máquina pública e conseguir se manter abaixo do teto orçamentário para 2021.

Além disso, é aguardada também a apresentação do programa Renda Cidadã, que terá como objetivo substituir o atual Bolsa Família. O maior desafio para o novo programa é oferecer melhores condições para famílias pobres sem desrespeitar o teto de gastos do governo.

Dados de empréstimos bancários

Na agenda econômica de hoje (28), é esperado o discurso da presidente do Banco Central europeu, Christine Lagarde, às 10h45. Sua declaração é importante, pois pode dar indicações sobre o futuro da política monetária da União Europeia.

Nos EUA, haverá o discurso de Loretta J. Mester, membro do FOMC (órgão responsável pela política monetária e decisão da taxa de juros dos EUA), às 15h.

Por fim, no Brasil, os investidores aguardam os dados de empréstimos bancários, às 9h30. A quantidade de empréstimos está diretamente ligada à confiança do consumidor, e por isso um aumento em relação à última leitura pode ser vista como positiva para o mercado.

Fique de olho

De acordo com a Recomenda Ações, empresa de análise de mercado, vale ficar de olho nas ações da Cosan (CSAN3).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.