IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Café com Mercado: debate eleitoral nos EUA, Renda Cidadã por aqui e 4 ações

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/09/2020 08h00

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, em vídeo e texto, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. Ontem (28) o Ibovespa fechou em forte queda de 2,41%. O dólar, por sua vez, teve um pregão de grande alta e fechou na máxima dos últimos quatro meses, a R$ 5,633 na venda (variação de +1,42%).

No dia de ontem, o mercado internacional fechou majoritariamente em alta, puxado pelas ótimas notícias vindas da China. Dados da gigante asiática mostram que os lucros das empresas no país subiram 19%.

Nos EUA, é aguardado o debate presidencial que ocorrerá hoje (29) entre o atual presidente, Donald Trump, e o candidato da oposição, Joe Biden, que ocorrerá às 22h (horário de Brasília) e será transmitido pelos canais do YouTube e Facebook do UOL em parceria com a CNN.

Reforma tributária e Renda Cidadã

No Brasil, o ministro da Economia, Paulo Guedes, frustrou as expectativas do mercado ontem ao afirmar que a desoneração da folha de pagamento ainda está em estudos e que ainda não há um consenso sobre o assunto. O mercado esperava que a esta altura já haveria mais informações sobre a reforma tributária e as conversas estariam um pouco mais avançadas.

Além disso, também decepcionou o fato que a fonte de financiamento do novo programa social, o Renda Cidadã, seja feita com precatórios (dívidas do governo) e recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Especialistas se preocupam se isso poderia ser enquadrado como um crime de responsabilidade fiscal, o que colocaria em risco a continuidade do governo e das reformas e ainda traria mais um momento de insegurança política para o país.

Índice de Preços ao Produtor

No calendário econômico internacional, haverá discursos de membros do Fomc (órgão responsável pela política monetária e decisão da taxa de juros dos EUA), às 10h15 e 10h30. Além disso, será divulgado também, às 11h, o índice de confiança do consumidor dos EUA, que é um importante indicador para a "disposição" de gastos das famílias no país.

Por fim, no Brasil, os investidores aguardam os dados do Índice de Preços ao Produtor (IPP) de agosto, às 9h, e o balanço orçamentário do governo, às 10h30.

Para ficar de olho

Vale prestar atenção nas ações da Marfrig (MRFG3), Sabesp (SBSP3), Klabin (KLBN11) e Gafisa (GFSA3), de acordo com a Recomenda Ações, empresa de análise de mercado.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.