IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Café com Mercado: empregos nos EUA, produção de carros no Brasil e 2 ações

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/10/2020 08h00

Este é o Café com Mercado, do UOL Economia+, com uma análise objetiva das notícias que vão impactar os investimentos. Ontem (5) o Ibovespa fechou com alta de 2,21%, e o dólar teve baixa de 1,76%, cotado a R$ 5,566 na venda.

O mercado internacional fechou ontem otimista, depois que as vendas no varejo da zona do Euro surpreenderam com alta de 4,4% em agosto, enquanto a expectativa era um crescimento de apenas 2,5%.

Além disso, a alta hospitalar do presidente Donald Trump, que contraiu covid-19, também ajudou a aliviar as perdas causadas pelo susto. O principal medo era que a doença atrapalhasse muito a campanha eleitoral do candidato e, mais do que isso, contribuísse para um cenário político instável na transição de poder caso o candidato da oposição, o democrata Joe Biden, ganhe as eleições do dia 3 de novembro.

O preço do petróleo também voltou a subir, recuperando parte da queda da semana passada causada pelo temor de que a pandemia ainda continuasse mantendo a demanda pelo combustível baixa.

Esforço pela questão fiscal

No Brasil, além do estímulo vindo do otimismo internacional, a declaração do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de que os esforços devem ser unidos para que a questão fiscal seja resolvida mesmo sem a definição do programa Renda Cidadã, ajudou a puxar o Ibovespa.

Ainda sobre as reformas, o senador Márcio Bittar (MDB-AC), relator do Orçamento para 2021, declarou após uma reunião com o ministro Paulo Guedes (Economia) que uma proposta para o programa Renda Cidadã será apresentada amanhã (7). Ele garantiu que ela se manterá dentro do teto para 2021.

O senador também destacou que a proposta está sendo liderada pela equipe econômica, mas não entrou em detalhes acerca de qual será o financiamento do programa.

Na última semana, o assunto esquentou após notícia de que a fonte do financiamento para o Renda Cidadã seriam os recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e precatórios (dívidas) do governo.

Dados de produção de veículos no Brasil

No calendário internacional, teremos o discurso da presidente do BCE (Banco Central Europeu), Christine Lagarde, às 10h, que pode indicar os próximos passos da política econômica da Europa.

Nos EUA, às 9h, será divulgado o relatório de pesquisa de curto prazo do setor energético, que fornece uma visão sobre as perspectivas para o setor de energia no país. Além disso, às 11h será divulgado o relatório de empregos Jolts, que é utilizado para apontar crescimento ou retração econômica do país. Às 11h45, haverá o discurso do presidente do FED (Banco Central americano), Jerome Powell, que pode trazer dicas da política monetária dos EUA.

No Brasil, o principal indicador será referente à produção de veículos, às 10h. O relatório é um bom indicador da disposição para gastos dos consumidores brasileiros.

Fique de Olho

O início do alívio da pandemia no Brasil ajuda os setores da construção civil e educação. De acordo com análise da Bolsa feita pela Recomenda Ações, duas das empresas beneficiadas e que devem ser colocadas no radar são: Anima Educação (ANIM3) e Cyrela (CYRE3).

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.