PUBLICIDADE
IPCA
0,86 Out.2020
Topo

Qual é a aplicação mais rentável em renda fixa? Tire esta e outras dúvidas

Exclusivo para assinantes UOL Economia+

Do UOL, em São Paulo

04/11/2020 16h14

No Papo com Especialista desta quarta-feira (4), o economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, respondeu a perguntas dos leitores sobre investimentos e finanças pessoais.

O programa, do UOL Economia+, é uma conversa semanal em vídeo, ao vivo, com especialista em finanças.

A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+. Assista ao vídeo.

Confira algumas perguntas respondidas pelo especialista

1) Tenho perfil moderado, quero começar a investir, mas tenho dúvida sobre o que é melhor para iniciar?

César Esperandio: Se você nunca investiu, a minha recomendação é começar pela reserva de segurança, aquele dinheiro que está investido, mas pode ser sacado a qualquer momento. Uma opção é o Tesouro Selic, um título do Tesouro Nacional, com toda a segurança que advém desses títulos do governo federal.

A regrinha de bolso diz para você ter entre 6 e 12 vezes o valor dos seus gastos mensais médios, em forma de reserva de segurança. Ou seja, a reserva de segurança é o primeiro passo.

2) Qual é hoje a melhor e mais rentável aplicação em renda fixa?

César Esperandio: Não existe a melhor, mas é possível comparar rentabilidade. Para isso, existe um site, de uso gratuito, para esse tipo de consulta, sobre títulos de renda fixa. É o www.apprendafixa.com.br.

É simples: você faz uma pesquisa e consulta quais são os títulos que estão disponíveis, comparando prazos de vencimentos, alíquotas de Imposto de Renda, indexadores, grau de risco etc.

3) Quais investimentos hoje ganham da Selic?

César Esperandio: Vou me ater apenas a investimentos de renda fixa, porque os investimentos de renda variável —como as ações— têm um potencial de ganhar muito da Selic, só que a rentabilidade não é previsível na hora em que você faz o investimento; inclusive você pode vir a ter prejuízo.

A Selic, que é uma taxa de juros decidida pelo Banco Central, define a rentabilidade do Tesouro Selic. Assim, o Tesouro Selic acaba tendo o rendimento que serve de parâmetro, de acordo com a taxa Selic (hoje, de 2% ao ano).

Quais destes investimentos perdem para a taxa Selic? A poupança é um deles. É bastante seguro, conservador, mas hoje a poupança paga em torno de 1,3% ao ano, enquanto um título do Tesouro Selic paga 1,9% ou 2% ao ano, hoje.

E quais ganham? Qualquer título de renda fixa que ofereça menor liquidez (prazo mínimo exigido para permanecer com o dinheiro investido) e/ou apresente maior risco (como um título de renda fixa emitido por uma pequena instituição financeira). Ou seja, quanto mais tempo você fica com o dinheiro investido e/ou maior a sua tolerância ao risco, maior tende a ser a sua rentabilidade.

O Papo com Especialista é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, uma plataforma de conteúdo destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.