IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Qual é a aplicação mais rentável em renda fixa? Tire esta e outras dúvidas

Do UOL, em São Paulo

04/11/2020 16h14

No Papo com Especialista desta quarta-feira (4), o economista César Esperandio, do Econoweek, parceiro do UOL, respondeu a perguntas dos leitores sobre investimentos e finanças pessoais.

O programa, do UOL Economia+, é uma conversa semanal em vídeo, ao vivo, com especialista em finanças.

A live já foi ao ar, mas fica disponível para consulta. O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, às 12h30. O programa é exclusivo para assinantes do UOL Economia+. Assista ao vídeo.

Confira algumas perguntas respondidas pelo especialista

1) Tenho perfil moderado, quero começar a investir, mas tenho dúvida sobre o que é melhor para iniciar?

César Esperandio: Se você nunca investiu, a minha recomendação é começar pela reserva de segurança, aquele dinheiro que está investido, mas pode ser sacado a qualquer momento. Uma opção é o Tesouro Selic, um título do Tesouro Nacional, com toda a segurança que advém desses títulos do governo federal.

A regrinha de bolso diz para você ter entre 6 e 12 vezes o valor dos seus gastos mensais médios, em forma de reserva de segurança. Ou seja, a reserva de segurança é o primeiro passo.

2) Qual é hoje a melhor e mais rentável aplicação em renda fixa?

César Esperandio: Não existe a melhor, mas é possível comparar rentabilidade. Para isso, existe um site, de uso gratuito, para esse tipo de consulta, sobre títulos de renda fixa. É o www.apprendafixa.com.br.

É simples: você faz uma pesquisa e consulta quais são os títulos que estão disponíveis, comparando prazos de vencimentos, alíquotas de Imposto de Renda, indexadores, grau de risco etc.

3) Quais investimentos hoje ganham da Selic?

César Esperandio: Vou me ater apenas a investimentos de renda fixa, porque os investimentos de renda variável —como as ações— têm um potencial de ganhar muito da Selic, só que a rentabilidade não é previsível na hora em que você faz o investimento; inclusive você pode vir a ter prejuízo.

A Selic, que é uma taxa de juros decidida pelo Banco Central, define a rentabilidade do Tesouro Selic. Assim, o Tesouro Selic acaba tendo o rendimento que serve de parâmetro, de acordo com a taxa Selic (hoje, de 2% ao ano).

Quais destes investimentos perdem para a taxa Selic? A poupança é um deles. É bastante seguro, conservador, mas hoje a poupança paga em torno de 1,3% ao ano, enquanto um título do Tesouro Selic paga 1,9% ou 2% ao ano, hoje.

E quais ganham? Qualquer título de renda fixa que ofereça menor liquidez (prazo mínimo exigido para permanecer com o dinheiro investido) e/ou apresente maior risco (como um título de renda fixa emitido por uma pequena instituição financeira). Ou seja, quanto mais tempo você fica com o dinheiro investido e/ou maior a sua tolerância ao risco, maior tende a ser a sua rentabilidade.

O Papo com Especialista é exclusivo para assinantes do UOL Economia+, uma plataforma de conteúdo destinada a todas as pessoas que queiram aprender a ganhar dinheiro com investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenham investido. Tudo apresentado de um jeito simples, com a credibilidade do conteúdo UOL.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.