IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale, B3 e Via Varejo são as ações mais recomendadas para novembro

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/11/2020 04h00

Seis ações lideram as indicações para investir na Bolsa em novembro, segundo monitoramento feito pelo UOL Economia+ com oito corretoras*. Os três primeiros papéis são Vale, B3 e Via Varejo. Confira a seguir a lista completa:

  • Vale (VALE3): 6 recomendações.
  • B3 (B3SA3): 5 recomendações.
  • Via Varejo (VVAR3): 5 recomendações.
  • Gerdau PN (GGBR4): 4 recomendações.
  • Magazine Luiza (MGLU3): 4 recomendações.
  • Petrobras PN (PETR4): 4 recomendações.

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Ágora Investimentos, BB Investimentos, BTG Pactual, Guide Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap Investimentos, Necton Investimentos e Planner Corretora.

Conjuntura volátil no Brasil e no exterior

Após a última semana de outubro ter sido bastante conturbada, com forte aversão ao risco por parte dos investidores mundo afora, em razão principalmente da segunda onda do coronavírus, novembro promete mais volatilidade.

Segundo relatório do BTG Pactual, o mês reúne uma série de eventos que podem abalar os mercados, entre eles as eleições nos EUA, desdobramentos sobre a pandemia do covid-19 e as eleições municipais no Brasil —com o primeiro turno marcado para 15 de novembro, e o segundo, para o dia 29.

Na opinião da Planner, a piora nas contas do governo, com o déficit fiscal assumindo "proporções gigantescas", e a dificuldade da pauta política sustentam um ambiente negativo.

A corretora destaca que o fim do ano se aproxima sem uma sinalização de avanços em negociações políticas que deveriam ser prioritárias. Com isso, diz o relatório da instituição, nem mesmo a safra de resultados financeiros confirmando uma recuperação importante das companhias tem sido suficiente para segurar os preços das ações.

Vale segue liderando as indicações

A Vale permanece, em novembro, como principal destaque das carteiras de ações acompanhadas pelo UOL Economia+. Desta vez, a companhia reuniu seis indicações, entre oito instituições.

"Mantemos boas perspectivas para as ações da Vale, pelo forte resultado no terceiro trimestre e pela resiliência do minério de ferro em US$ 117,49 [a tonelada], com a forte demanda chinesa em infraestrutura", diz a Necton Investimentos, em relatório.

A corretora acredita que, para 2021, o horizonte segue positivo, com o preço do minério se mantendo forte mesmo com o surto do coronavírus. A Necton lembra que, em agosto deste ano, a Vale aprovou a implantação do Projeto Serra Sul 120, que consiste no aumento de capacidade da mina e da usina do S11D em 20 milhões de toneladas anuais de minério de ferro "de alta qualidade e menor custo operacional", totalizando 120 milhões de toneladas por ano.

Perspectivas para a B3 se mantêm positivas

As ações da Bolsa paulista receberam cinco recomendações e também figuram entre as mais indicadas para novembro.

"A expectativa é que os números operacionais da B3 continuem com um volume mais forte neste ano, especialmente de ações (segmento Bovespa) e futuros (segmento BM&F), diante do quadro de taxas de juros mais baixas e oportunidades dentro da renda variável", diz o relatório da Guide Investimentos. "No longo prazo, acreditamos que a B3 continuará diversificando sua atuação no mercado brasileiro, por meio de novos produtos e serviços."

Com relação a uma possível concorrência no segmento de atuação da Bolsa, a instituição considera pequena essa possibilidade no curto prazo, pois entende que o mercado de capitais nacional ainda não possui capacidade para suportar a entrada de um novo competidor.

Via Varejo completa a lista de destaques do mês

A Via Varejo é outra companhia com cinco apontamentos neste mês nos portfólios recomendados de ações. Em sua análise, a Planner afirma que a expectativa de continuidade na melhora dos resultados da companhia tem como base a reformulação implementada no ano passado.

"A transformação digital e o expressivo crescimento do e-commerce compensaram grande parte da pressão imposta pela pandemia sobre o comércio varejista em geral."

A corretora lembra ainda que a empresa anunciou recentemente a antecipação da Black Friday [evento com diversas promoções no comércio, que neste ano acontecerá oficialmente em 27 de novembro], o que poderá ter um forte impacto nas vendas do quarto trimestre.

Confira eventuais mudanças e as carteiras completas das oito instituições pesquisadas:

Ágora Investimentos

  • Incluiu: Klabin Unit (KLBN11).
  • Retirou: Suzano (SUZB3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Cesp PNB (CESP6), Eletrobras PNB (ELET6), Iguatemi (IGTA3), Itaú PN (ITUB4), Klabin Unit (KLBN11), Lojas Americanas PN (LAME4), Petrobras PN (PETR4), Rumo (RAIL3) e Vale (VALE3).

BB Investimentos

  • Incluiu: Alupar Unit (ALUP11), Klabin Unit (KLBN11) e Raia Drogasil (RADL3).
  • Retirou: Marfrig (MRFG3), Taesa Unit (TAEE11) e Ydqus (YDUQ3).
  • Carteira recomendada: Alupar Unit (ALUP11), Bradesco PN (BBDC4), Cyrela (CYRE3), Klabin Unit (KLBN11), Raia Drogasil (RADL3), Randon PN (RAPT4), Santander Unit (SANB11), Unidas (LCAM3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).

BTG Pactual

  • Incluiu: Energisa Unit (ENGI11).
  • Retirou: Duratex (DTEX3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), CCR (CCRO3), Cyrela (CYRE3), Energisa Unit (ENGI11), Gerdau PN (GGBR4), Magazine Luiza (MGLU3), Oi (OIBR3), Petrobras PN (PETR4), TIM (TIMP3) e (VALE3).

Guide Investimentos

  • Incluiu: Magazine Luiza (MGLU3) e Movida (MOVI3).
  • Retirou: Equatorial (EQTL3) e Rumo (RAIL3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), BTG Pactual Unit (BPAC11), Hapvida (HAPV3), JBS (JBSS3), Locaweb (LWSA3), Magazine Luiza (MGLU3) e Movida (MOVI3), Natura (NTCO3), Vale (VALE3) e Weg (WEGE3).

Mirae Asset Corretora

  • Incluiu: Banco do Brasil (BBAS3), Localiza (RENT3) e MRV (MRVE3).
  • Retirou: Cosan (CSAN3), Klabin Unit (KLBN11) e Marfrig (MRFG3).
  • Carteira recomendada: Banco do Brasil (BBAS3), Gerdau PN (GGBR4), Iochpe-Maxion ON (MYPK3), Localiza (RENT3), Magazine Luiza (MGLU3), MRV (MRVE3), Randon PN (RAPT4), Romi (ROMI3), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).

MyCap Investimentos

  • Incluiu: Eletrobras ON (ELET3), Eztec (EZTC3), Rumo (RAIL3) e Usiminas PNA (USIM5).
  • Retirou: Ambev (ABEV3), Cemig PN (CMIG4), CSN (CSNA3) e Klabin Unit (KLBN11).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Eletrobras ON (ELET3), Eztec (EZTC3), Gerdau PN (GGBR4), Itaúsa PN (ITSA4), Magazine Luiza (MGLU3), Petrobras PN (PETR4), Rumo (RAIL3), Usiminas PNA (USIM5) e Via Varejo (VVAR3).

Necton Investimentos

  • Incluiu: MRV (MRVE3) e Petrobras PN (PETR4).
  • Retirou: Rumo (RAIL3) e Vivara (VIVA3).
  • Carteira recomendada: B3 (B3SA3), Banco do Brasil (BBAS3), Bradesco PN (BBDC4), Gerdau PN (GGBR4), Hapvida (HAPV3), Marfrig (MRFG3), MRV (MRVE3), Petrobras PN (PETR4), Vale (VALE3) e Via Varejo (VVAR3).

Planner Corretora

  • Incluiu: BB Seguridade (BBSE3), Locaweb (LWSA3), M.Dias Branco (MDIA3), Minerva (BEEF3).
  • Retirou: BR Properties (BRPR3), Copasa (CSMG3), Engie Brasil ON (EGIE3) e Itaú PN (ITUB4).
  • Carteira recomendada: BB Seguridade (BBSE3), C&A Modas (CEAB3), Ecorodovias (ECOR3), Locaweb (LWSA3), M.Dias Branco (MDIA3), Minerva (BEEF3), Petrobras Distribuidora (BRDT3), Telefônica Brasil PN (VIVT4), Trisul (TRIS3) e Via Varejo (VVAR3).

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.