IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eleição questionada, vacina: veja 4 assuntos importantes para a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/11/2020 08h00

Veja no Café com Mercado 4 assuntos que podem influenciar a Bolsa nesta terça-feira (10).

1) Trump e as eleições

No final de semana, Donald Trump afirmou que "as eleições ainda não acabaram" e que pretende levar o assunto para a Suprema Corte dos EUA. Contudo, especialistas não acreditam na reversão do resultado, e agora o mercado já trabalha com as expectativas de um presidente democrata (Joe Biden), mas com republicanos controlando o Senado para equilibrar as leis que devem ser aprovadas.

2) Vacina contra covid-19

Nesta segunda-feira (9), a Pfizer anunciou que sua vacina experimental tem eficácia de 90%, segundo resultados preliminares. Isso animou o mercado internacional, diminuindo o temor de um prolongamento dos lockdowns causados pela pandemia.

Com o anúncio, empresas aéreas e shoppings dispararam no último pregão. Azul (AZUL4) fechou com alta de 18,43%, enquanto Iguatemi (IGTA3) avançou 12,3%.

3) Mais balanços à vista

Hoje, os investidores devem ficar atentos à divulgação de resultados do Banco BTG (BPAC11), prevista para ser feita até as 10h. Às vésperas da divulgação, as ações do banco tiveram baixa de 2,30%. Contudo, neste mês a alta acumulada é de 8,28%.

4) Relatório Jolts nos EUA

O relatório, que traz os números de ofertas de empregos no setor comercial, indústria e de escritórios nos EUA, será divulgado hoje, às 9h, e é um importante indicador sobre o comportamento da economia no último mês e ajuda a traçar expectativas para o mês seguinte.

O que os analistas dizem

Para Joaquim Paiffer, gestor e sócio fundador da Tuchê Asset, a semana deve ser de continuidade do avanço apresentado pelas Bolsas na última semana. A vacina ajuda a diminuir a preocupação com a volta dos lockdowns pelo mundo e acelerar a recuperação econômica.

Além disso, o gestor entende que o mercado aceitou bem os resultados das eleições americanas e já começa a minimizar as ameaças feitas pelo atual presidente Donald Trump.

Para Guilherme Cunha, consultor financeiro da casa de análise Recomenda Ações, nesta semana o mercado deve se consolidar e tomar um rumo de alta, após a resolução da situação eleitoral americana e a alta performance apresentada nos resultados divulgados no terceiro trimestre de 2020.

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Ações, você deve prestar atenção nas ações da companhia B3 (B3SA3) e da Suzano (SUZB3), por apresentarem bons fundamentos e estarem abaixo do preço justo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.