PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Inflação no Brasil, vacina no Reino Unido: 5 temas que influenciam a Bolsa

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2020 08h00

Acompanhe no Café com Mercado os 5 principais assuntos que devem influenciar a Bolsa hoje.

1) Inflação no Brasil

Às 9h, será divulgado o IPCA, índice de inflação mensal e anual do país.

O indicador, que é uma medida do aumento dos preços em produtos e serviços, pode afetar diretamente a taxa Selic.

Como a Selic é de extrema importância para a decisão nas aplicações de grandes investidores, o indicador pode causar movimentação atípica na Bolsa.

2) Vacinação no Reino Unido

O Reino Unido deve iniciar a vacinação contra covid-19 da população, utilizando a vacina desenvolvida pela Pfizer e BioNTech.

O país é o primeiro do Ocidente a iniciar uma campanha e será o campo de testes para o combate do vírus que causou a maior crise econômica desde 1929. Por isso, os olhos do mundo todo estarão voltados para os resultados dessa ação.

3) Energia e combustíveis

Nos EUA, será divulgado, às 9h, o relatório de perspectiva energética de curto prazo da EIA (sigla do inglês de Administração de Informações Energéticas).

O relatório apresenta previsões de consumo, oferta, negociação e preços de todos os principais tipos de combustível no curto prazo, afetando a cotação de petróleo e que está diretamente ligado a empresas do setor, como a Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3).

4) Novos estímulos nos EUA

A negociação para a liberação de um novo pacote de estímulos no país está perto de um acordo. Pelo menos foi o que informou ontem o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow.

A liberação de mais incentivos tem sido citada como "essencial" por lideranças americanas, incluindo Jerome Powell, presidente do Fed (Banco Central americano), para que a economia do país se mantenha nos trilhos.

Por isso, os investidores devem ficar atentos ao avanço ou não das negociações hoje.

5) Flexibilização dos gastos?

No fim da tarde de ontem foi divulgada uma notícia de que a PEC que trata dos gastos para 2021 teria medidas de flexibilização, o que permitiria que o governo aumentasse suas despesas, podendo colocar em risco as contas do país.

Apesar da declaração do Ministério da Economia de que é contra qualquer tipo de flexibilização, a notícia causou forte movimento de queda no Ibovespa e grande avanço no dólar, que operava em baixa e acabou fechando estável.

Este assunto deve impactar o mercado ainda hoje.

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Ações, o investidor deve ficar atento às ações da Porto Seguro (PSSA3), que possui bons fundamentos e espaço para valorização no curto prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.