PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Prévia do PIB, ata do Copom: 5 temas para prestar atenção nesta semana

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/12/2020 08h00

Acompanhe no Café com Mercado de hoje os 5 assuntos em que o investidor da Bolsa deve ficar de olho nesta semana.

1) Prévia do PIB

O IBC-BR será divulgado hoje, às 9h, pelo Banco Central. O índice é uma espécie de prévia do PIB (Produto Interno Bruto). Também tem influência na decisão da taxa de juros no país.

Por isso, o mercado pode apresentar volatilidade no horário da notícia.

2) Ata do Copom

A Ata do Copom (Comitê de Política Monetária) será divulgada amanhã. Ela é a transcrição da reunião em que a instituição decidiu pela manutenção da taxa Selic a 2% ao ano.

A ata traz informações extremamente importantes, como as expectativas e direcionamentos para as futuras reuniões, e tem impacto direto na tomada de decisão nas aplicações de grandes investidores. Por isso deve ser acompanhada de perto pelo mercado.

3) Juros nos EUA

Na quarta-feira é a vez de o Fed (Banco Central americano) divulgar a taxa básica de juros no país para os próximos meses.

Este indicador pode afetar em especial os mercados de DI (juros futuros) e também a tomada de decisão de investidores estrangeiros.

4) Atividade econômica na Europa

O PMI (índice de gerente de compras) é o indicador que revela o índice de atividade econômica de determinados setores. Na sexta-feira será divulgado o PMI do setor industrial, construção e de serviços.

A atividade econômica ajuda a identificar o estado da economia no continente e confirmar se as expectativas dos investidores estão sendo cumpridas. Por isso, pode gerar volatilidade no mercado após a divulgação.

5) Pacote de ajuda nos EUA

Nesta semana deve haver mais notícias acerca de um pacote de incentivo nos EUA. O projeto está travado desde outubro devido à falta de um acordo entre os partidos Democrata e Republicano.

Vários líderes americanos, incluindo o presidente do Fed, Jerome Powell, já declararam que a economia dos EUA ainda precisa de incentivos para continuar sua recuperação. Por isso, os investidores seguem monitorando de perto este assunto.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE