IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ações de bancos e energia lideram recomendações em janeiro

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/01/2021 04h00

Os bancos figuram novamente entre os destaques setoriais nos portfólios de ações monitorados pelo UOL Economia+. Em janeiro, o segmento lidera a lista geral de indicações com cinco representantes, conforme levantamento feito com base nas carteiras divulgadas por oito instituições. Em segundo lugar está o setor de energia elétrica, com quatro empresas selecionadas.

Veja a seguir detalhes das preferências dos analistas:

Bradesco e Itaú concentram recomendações

Neste mês, as apostas dos especialistas no segmento bancário estão concentradas nos papéis preferenciais do Bradesco e do Itaú, com quatro e três apontamentos, respectivamente.

As movimentações vistas nos portfólios recomendados, no entanto, mostram opiniões diferentes em alguns casos. As ações do Bradesco, por exemplo, estão entre as novidades escolhidas pela Mirae Asset Corretora para janeiro, mas deixaram a seleção feita pela BB Investimentos —justamente para dar lugar ao Itaú. Este último passou a fazer parte também da carteira elaborada pelo BTG Pactual e se manteve na relação de ativos da Ágora Investimentos.

Em seu relatório de janeiro, o Inter lembra que o Bradesco e o Itaú foram mais conservadores que os demais bancos em relação às provisões ao longo do ano passado. "Diante de um cenário de menor inadimplência em 2021 e a depender dos resultados, podemos ver maiores reversões de provisão pela frente, principalmente no Bradesco, voltando aos níveis de 2019."

O Banco do Brasil (BB) vem logo a seguir no ranking de recomendações do mês, escolhido por duas corretoras. As units (cestas de ações) do BTG Pactual e do Santander tiveram apenas uma referência cada.

Seleção em energia está pulverizada

No setor elétrico, as indicações dos analistas para janeiro estão distribuídas em quatro companhias, todas com apenas uma menção: Alupar, Eletrobras, Neoenergia e Omega Geração.

Outra característica é que as ações do segmento são em grande maioria remanescentes das carteiras de dezembro —exceção feita às units da Alupar, presentes na lista do Banco Inter, que estreou neste mês a divulgação de um portfólio recomendado.

Em seu relatório, o Inter destaca que a Alupar tem atualmente dois terços da sua receita ligada à transmissão, contando com 24 linhas em fase operacional e seis em construção.

A receita nesse tipo de negócio, lembra a instituição, é estipulada pelo órgão regulador e corrigida periodicamente pela inflação. "Geralmente, os contratos são bem longos, cerca de 30 anos, o que proporciona bastante estabilidade e forte geração de caixa."

A companhia —que está presente em grande parte do Brasil e em países como Colômbia e Peru— atua também no segmento de geração de energia, com uma capacidade instalada de 687 MW e foco em ativos de geração hídrica e eólica.

Carteiras recomendadas têm 17 mudanças

Neste mês, as instituições acompanhadas pelo UOL Economia+ realizaram um total de 17 mudanças nas carteiras de ações recomendadas. A Mirae Asset Corretora foi a que mais alterou seu portfólio, com quatro trocas de papéis, seguida pela BB Investimentos, BTG Pactual e Necton, que realizaram três substituições.

A Ágora Investimentos fez duas novas escolhas, enquanto a Planner e a Santander Corretora promoveram apenas uma alteração. No caso do Inter, janeiro marca a estreia da carteira recomendada pelo banco.

Confira aqui outros destaques e as carteiras completas recomendadas para dezembro. Os códigos e preços das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.