Fim da Ford no Brasil, planos de saúde: 6 assuntos que influenciam a Bolsa
Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, os 6 principais assuntos a que o investidor da Bolsa deve ficar atento hoje.
1) Ford encerra operações no Brasil
A montadora Ford anunciou que irá fechar as suas fábricas no Brasil. A unidade da Argentina será mantida, mas lá haverá demissões. No total, serão demitidos cerca de 5.000 funcionários entre Brasil e Argentina.
A atitude pode gerar insegurança acerca de um agravamento da crise no Brasil, principalmente com a possibilidade de outras indústrias seguirem o mesmo caminho, aumentando o desemprego e demandando mais auxílios por parte do governo.
2) Planos de saúde
As ações de NotreDame Intermédica (GNDI3) e Hapvida (HAPV3) entraram no radar dos investidores nos últimos dias, após a proposta de fusão feita pela Hapvida. Desde a notícia, as ações da Notre Dame saltaram mais de 40%, enquanto as da Hapvida subiram quase 30%.
O conselho de administração da Intermédica deve analisar a proposta ao longo desta semana. Por isso, o investidor deve ficar de olho no assunto.
3) Inflação no Brasil
O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mostra a inflação "oficial" do país, será divulgado às 9h. Ele trará a inflação de dezembro e do ano de 2020 inteiro.
O índice influencia a decisão sobre os juros, que por sua vez afetam os investimentos no longo prazo.
4) Emprego nos EUA
O relatório Jolts de ofertas de empregos nos EUA será divulgado hoje, às 12h. Ele é utilizado para medir o aquecimento da economia americana, registrando as vagas de emprego abertas em dezembro.
5) Pacote de estímulos nos EUA
O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, deve apresentar hoje os detalhes de sua proposta de incentivo à economia do país. A expectativa é que o pacote seja na casa dos trilhões de dólares e não deve sofrer resistência para aprovação, agora que seu partido (Democrata) possui o controle da Câmara dos Representantes e também do Senado.
6) Impeachment de Trump
A Câmara dos Deputados apresentou ontem um pedido de impeachment do atual presidente dos EUA, Donald Trump, por "incitação à insurreição". O documento citou suas declarações de fraude nas eleições americanas, a pressão contra procuradores para que os votos fossem recontados na Geórgia e também por incitar a invasão do Congresso na semana passada.
A instabilidade política e os desdobramentos deste assunto podem assustar investidores e causar reflexo na Bolsa hoje.
Fique de olho
De acordo com a casa de análise Recomenda Acões, os investidores devem ficar de olho, com visão de longo prazo, nas ações da B3 (B3SA3). A migração de novos investidores para a Bolsa de Valores brasileira aumenta cada vez mais a expectativa de novos recordes de resultados trimestrais, além dos bons fundamentos apresentados pela empresa.
O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.
Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.
Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso do UOL.