IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fim da Ford no Brasil, planos de saúde: 6 assuntos que influenciam a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/01/2021 08h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, os 6 principais assuntos a que o investidor da Bolsa deve ficar atento hoje.

1) Ford encerra operações no Brasil

A montadora Ford anunciou que irá fechar as suas fábricas no Brasil. A unidade da Argentina será mantida, mas lá haverá demissões. No total, serão demitidos cerca de 5.000 funcionários entre Brasil e Argentina.

A atitude pode gerar insegurança acerca de um agravamento da crise no Brasil, principalmente com a possibilidade de outras indústrias seguirem o mesmo caminho, aumentando o desemprego e demandando mais auxílios por parte do governo.

2) Planos de saúde

As ações de NotreDame Intermédica (GNDI3) e Hapvida (HAPV3) entraram no radar dos investidores nos últimos dias, após a proposta de fusão feita pela Hapvida. Desde a notícia, as ações da Notre Dame saltaram mais de 40%, enquanto as da Hapvida subiram quase 30%.

O conselho de administração da Intermédica deve analisar a proposta ao longo desta semana. Por isso, o investidor deve ficar de olho no assunto.

3) Inflação no Brasil

O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mostra a inflação "oficial" do país, será divulgado às 9h. Ele trará a inflação de dezembro e do ano de 2020 inteiro.

O índice influencia a decisão sobre os juros, que por sua vez afetam os investimentos no longo prazo.

4) Emprego nos EUA

O relatório Jolts de ofertas de empregos nos EUA será divulgado hoje, às 12h. Ele é utilizado para medir o aquecimento da economia americana, registrando as vagas de emprego abertas em dezembro.

5) Pacote de estímulos nos EUA

O presidente eleito dos EUA, Joe Biden, deve apresentar hoje os detalhes de sua proposta de incentivo à economia do país. A expectativa é que o pacote seja na casa dos trilhões de dólares e não deve sofrer resistência para aprovação, agora que seu partido (Democrata) possui o controle da Câmara dos Representantes e também do Senado.

6) Impeachment de Trump

A Câmara dos Deputados apresentou ontem um pedido de impeachment do atual presidente dos EUA, Donald Trump, por "incitação à insurreição". O documento citou suas declarações de fraude nas eleições americanas, a pressão contra procuradores para que os votos fossem recontados na Geórgia e também por incitar a invasão do Congresso na semana passada.

A instabilidade política e os desdobramentos deste assunto podem assustar investidores e causar reflexo na Bolsa hoje.

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Acões, os investidores devem ficar de olho, com visão de longo prazo, nas ações da B3 (B3SA3). A migração de novos investidores para a Bolsa de Valores brasileira aumenta cada vez mais a expectativa de novos recordes de resultados trimestrais, além dos bons fundamentos apresentados pela empresa.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.