IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coronavírus piorando, juros na Europa: 6 temas que influenciam a Bolsa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/01/2021 08h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, 6 assuntos que devem movimentar a Bolsa hoje.

1) Covid-19 e economia

O aumento de casos de covid-19 na China e nos EUA vem causando apreensão nos investidores, que temem pela volta de lockdowns e diminuição do consumo global. O preço do minério de ferro —que afeta empresas como Vale (VALE3) e Usiminas (USIM5)— teve mais um dia de baixa, juntamente com o petróleo.

Como os dados são atualizados diariamente, o investidor deve continuar monitorando a incidência de casos e mortes pela doença nos próximos dias.

2) Juros na Europa

O BCE (Banco Central Europeu) irá divulgar às 9h a política monetária para as próximas semanas. A declaração contém informações sobre a taxa de juros na Europa e também dá perspectivas de longo prazo, o que afeta a tomada de decisão de grandes investidores e pode balançar o mercado.

3) BC dos EUA

Alguns membros do Fed (Banco Central americano) vêm declarando publicamente a possibilidade de a instituição diminuir o incentivo fiscal no país.

A medida gera certo receio dos investidores, que ainda contam com a continuação da injeção de dinheiro na economia.

O presidente do Fed, Jerome Powell, deve discursar hoje, às 14h30, e dar indícios dos planos da instituição.

4) Gripe aviária na Europa

A gripe aviária continua assustando os produtores de frango na Europa. A França já anunciou que deve ampliar o abate de centenas de milhares de aves, enquanto a Alemanha anunciou o abate de 37 mil frangos após a detecção de um foco da doença em uma granja no leste do país.

A decisão pode beneficiar os frigoríficos no Brasil, como BRF (BRFS3), JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3).

5) Compra do Carrefour por rede canadense

A rede canadense Couche-Tard anunciou interesse em comprar a rede de supermercados Carrefour (CRFB3), o que a tornaria a terceira maior varejista do mundo, perdendo apenas para Amazon e Walmart.

A notícia deve continuar movimentando as ações da empresa nos próximos dias, e por isso o investidor deve ficar de olho no assunto.

6) Seguro-desemprego nos EUA

Os pedidos iniciais de seguro-desemprego nos EUA são divulgados semanalmente e dão indícios da saúde da economia americana. O indicador será divulgado às 10h30.

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Ações, os investidores devem prestar atenção às ações da Multiplan (MULT3) para o longo prazo. A retomada da economia e o comportamento do consumidor —que deve retornar cada vez mais aos shoppings— são o que a colocam no radar dos analistas.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.