IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Chegada de vacina, economia da Europa: confira 5 tópicos que afetam a Bolsa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/01/2021 08h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco assuntos que devem impactar a Bolsa hoje.

1) Chegada de vacinas

O governo diz que devem chegar hoje ao Brasil 2 milhões de doses das vacinas importadas da Índia. O envio havia sido cancelado pelo governo indiano, o que causou temor de que a vacinação atrasasse, colocando em risco a velocidade da recuperação econômica.

2) Economia da Europa

O mercado irá repercutir o PMI Industrial da Europa como um todo e de dois países do continente à parte: Alemanha e França.

Os dados divulgados agora de manhã refletem o índice de aquecimento da economia da região e ajudam os investidores a entender a velocidade da recuperação econômica neste mês.

3) Arrecadação do governo

A arrecadação de impostos do governo federal em dezembro será divulgada hoje às 10h30.

A receita com impostos está diretamente ligada à atividade econômica de um país. Quanto mais negócios realizados, maior é o montante arrecadado.

4) Atividade industrial nos EUA

O PMI composto dos EUA será divulgado hoje, às 11h45, revelando o volume de negócios de empresas privadas no setor de produção e serviços no país.

O indicador ajuda a dar um panorama do aquecimento da economia americana em janeiro.

5) Estoques de combustível nos EUA

Os estoques de petróleo bruto dos EUA serão divulgados hoje, às 13h. O relatório afeta a cotação do combustível.

Isso pode gerar movimentos em empresas do setor, como Petrobras (PETR4) e PetroRio (PRIO3).

Fique de olho

De acordo com a casa de análise Recomenda Ações, o investidor deve ficar atento às ações da Direcional Engenharia (DIRR3). A companhia deve manter os bons resultados e pode superar as expectativas dos analistas nos próximos trimestres.

Atualmente já tem bons fundamentos e distribuição de dividendos de 6,11% ao ano.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.