IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reforma administrativa e outros 5 temas que podem afetar a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

09/02/2021 08h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, seis assuntos que devem influenciar a Bolsa hoje.

1) Reforma administrativa

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o texto da reforma administrativa será encaminhado hoje para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania). Esse é o primeiro passo antes de o projeto seguir para uma comissão especial onde o tema será debatido.

A reforma administrativa é um projeto do governo para enxugar os gastos da máquina pública.

2) Autonomia do Banco Central

Outro projeto que está parado desde o início da pandemia é o que dá mais autonomia ao Banco Central. Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, afirmou que a proposta deve ser votada hoje na Câmara.

O projeto traz mais segurança aos investidores, pois dá mais liberdade ao Banco Central para destravar medidas, como o combate à inflação.

3) Inflação no Brasil

O IBGE divulga às 9h o IPCA, índice de inflação oficial do país, referente a janeiro.

O indicador mostra a variação de preços ao consumidor e dá indicativos sobre como anda a atividade econômica do país. A inflação também interfere na decisão sobre a taxa básica de juros.

4) Empregos nos EUA

A Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos EUA divulga às 12h o relatório da criação de empregos no país em dezembro.

O indicador ajuda os investidores a identificar o aquecimento da economia americana e pode causar movimentação na Bolsa.

5) Resultados trimestrais

Continuando a temporada de divulgação de resultados, BTG Pactual (BPAC11) divulga os resultados antes da abertura de mercado.

A Neoenergia (NEOE3) e a TIM (TIMS3) divulgam os balanços do quarto trimestre de 2020 depois do fechamento do mercado, às 18h.

6) Aumento do combustível

Começa a valer hoje o aumento dos preços dos combustíveis nas refinarias da Petrobras anunciado ontem pela empresa. O mercado ainda questiona se esse aumento é resultado de uma possível interferência do governo.

Fique de olho

Segundo Guilherme Cunha, consultor do time do Recomenda Ações, o investidor deve ficar de olho nas ações da empresa Klabin (KLBN4). Ele explica que a empresa possui faturamento em dólar, o que significa uma boa proteção para os investimentos caso ocorra disparada no preço da moeda.

A empresa vai divulgar os resultados na quarta-feira (10), antes da abertura do mercado. A expectativa é de uma reversão do prejuízo de mais de R$ 190 milhões que a companhia registrou no terceiro trimestre de 2020 e de pagamento de dividendos em 2021.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.