IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Orçamento do governo, auxílio e mais 4 temas que podem impactar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/02/2021 08h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, seis assuntos que devem afetar a Bolsa hoje.

1) Contas do governo

O Orçamento do governo deve começar a ser analisado hoje, com a instalação da Comissão Mista do Orçamento no Congresso.

A comissão é o primeiro passo para a avaliação das propostas de leis que liberam os gastos do governo, incluindo possíveis fontes de recursos para a prorrogação do auxílio emergencial.

2) Auxílio emergencial

A possível volta do auxílio emergencial pode mexer com o mercado hoje depois de uma sinalização mais clara do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Ele disse ontem, em entrevista à TV Bandeirantes, que "acho que vai ter".

Com a afirmação e a pressão do Congresso pelo retorno do auxílio, o mercado vem demonstrando preocupações sobre de onde o governo vai tirar dinheiro para pagar o benefício. Um possível furo no teto fiscal pode gerar desconfiança entre os investidores e fuga de capital, principalmente estrangeiro.

3) Comércio no Brasil

O IBGE divulga às 9h o desempenho do comércio no Brasil. A pesquisa mensal é um bom indicador do aquecimento da economia brasileira e reflete como está o poder de compra do consumidor.

4) Resultados trimestrais

Na agenda de divulgação dos resultados do quarto trimestre de 2020, hoje teremos:

Klabin (KLBN11). A empresa vai divulgar os resultados antes da abertura do mercado, que ocorre às 10h. Quem viu o Café com Mercado ontem, já sabe que a empresa foi um dos destaques para você ficar de olho.

O Banco Pine (PINE4), a Suzano (SUZB3) e Totvs (TOTS3) também divulgam os seus resultados, mas somente após o fechamento do mercado.

5) Novas empresas na Bolsa

Dando continuidade à onda de novas empresas entrando na Bolsa, teremos hoje a abertura de capital da Bemobi (BMOB3), empresa de venda de assinaturas de aplicativos e serviços para operadoras de telefonia, desenvolvedores e fornecedores de conteúdo.

6) Indicadores dos EUA

O governo dos EUA divulga hoje três indicadores que podem influenciar o mercado hoje.

O primeiro deles é o orçamento para 2021. Dependendo do que virá, os investidores podem especular a eficiência da máquina pública norte-americana.

O segundo é o índice de preços ao consumidor de janeiro, que mede a inflação oficial do país e deve mostrar sinais sobre o aquecimento da economia dos EUA.

O terceiro indicador é o estoque de petróleo bruto. Esse indicador ajuda a mapear a oferta de petróleo nos EUA e pode afetar o preço do combustível.

Isso pode causar ainda mais reações em ações de empresas do setor.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.