IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Definições da Petrobras e mais 3 temas que vão mexer com a Bolsa hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/02/2021 08h00

A Bolsa de Valores despencou ontem (22) e pode acontecer muita coisa hoje (23) diante das definições sobre a presidência da Petrobras.

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que podem influenciar a Bolsa hoje.

1) Reunião do conselho da Petrobras

O conselho administrativo da Petrobras (PETR4) deve se reunir hoje (23). A reunião já estava agendada e trataria da renovação do mandato do atual presidente, Roberto Castello Branco.

Contudo, a pauta da reunião pode mudar para o debate sobre a indicação do general Joaquim Silva e Luna para a presidência da companhia.

O mercado aguarda um sinal da empresa na expectativa de que não haja interferência política em sua administração. As conclusões da reunião podem representar perdas ainda maiores para a Petrobras. Ontem (22), as ações da companhia despencaram.

Os papéis preferenciais da estatal, que são os mais negociados, caíram 21,51% no dia, enquanto as ações ordinárias, com direito a voto, tiveram perda de 20,48%

2) Inflação de países da zona do euro

A empresa de estatística Eurostat divulga hoje (23) a inflação dos 19 países da zona do euro. O indicador é o termômetro dos preços praticados nos países do bloco e mede o pulso da atividade econômica por lá. Além disso, ele interfere na decisão sobre a taxa básica de juros.

3) Confiança do consumidor EUA

O índice de confiança do consumidor dos EUA será divulgado às 12h e traz informações sobre a disposição do consumidor para gastar. Como o consumo é um dos principais fatores de movimentação da economia, os investidores utilizam o indicador para desenhar perspectivas para a atividade econômica no curto e médio prazo.

4) Resultados

Mais empresas divulgam os balanços referentes ao quarto trimestre de 2020. Hoje (23) é a vez de o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) divulgar seus resultados após o fechamento de mercado.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje é a companhia Via Varejo (VVAR3). Segundo Guilherme Cunha, da casa de pesquisa Recomenda Ações, a empresa está sendo negociada abaixo do seu atual preço justo. Ela apresenta defasagem de 13% no preço das ações nos últimos 12 meses.

Cunha afirma: "Para o investidor de médio prazo, a empresa é importante composição na carteira. Ele precisa deixar o setor de varejo e consumo no radar".

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.